Maioria dos brasileiros culpam família Bolsonaro por tarifaço de Trump, indica Datafolha

Individualmente, Lula lidera opinião sobre culpa da taxa de 50%

A família Bolsonaro é vista pela maioria dos brasileiros como a principal responsável pelo tarifaço imposto por Donald Trump ao Brasil, segundo pesquisa Datafolha, publicada neste sábado, 16 de agosto. Somados, Jair Bolsonaro (22%) e seu filho Eduardo Bolsonaro (17%) concentram 39% das menções, acima de qualquer outro nome.

Ainda assim, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece isolado como o mais citado individualmente: 35% dos entrevistados o consideram culpado pela sobretaxa. Já o ministro do STF Alexandre de Moraes foi apontado por 15%.

O levantamento ouviu 2.002 pessoas em 113 cidades nos dias 11 e 12 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Prisão domiciliar de Bolsonaro e mais tarifaço?

A pesquisa Datafolha também revela que 40% acreditam que, com a prisão domiciliar de Bolsonaro, Trump deve adotar novas medidas contra o Brasil. Para 28%, o republicano não se importará com a decisão e pode negociar punições mais brandas. Já 20% acham que a situação não muda, e 12% não souberam responder.

O tarifaço inclui sobretaxa de 50% sobre uma série de produtos e sanções contra autoridades brasileiras, como Moraes e técnicos ligados ao programa Mais Médicos. Trump justifica as medidas alegando perseguição política ao ex-presidente e barreiras a empresas americanas.

Disputa política

Enquanto Lula e aliados tentam colar a responsabilidade na família Bolsonaro, acusada de fazer lobby em Washington para endurecer punições, a oposição insiste em atribuir a crise à política externa do atual governo.

Você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes