MEI e Simples agora podem definir número de parcelas para quitar dívidas

Dívidas poderão ser parcelas em até 60 vezes

A Receita Federal anunciou que contribuintes do Simples Nacional e Microempreendedores Individuais (MEI) vão poder solicitar o parcelamento ordinário de débitos. A partir de agora, será possível escolher diretamente a quantidade de parcelas desejada para quitar a dívida.

O limite continua sendo as 60 parcelas, enquanto o valor mínimo de cada prestação permanece em R$ 300,00 para empresas do Simples Nacional e R$ 50,00 para MEIs. Até então, era a Receita quem definia a quantidade de parcelas, de acordo com o valor da dívida.

De acordo com comunicado da Receita Federal, a medida é vista como um avanço para a gestão financeira dos pequenos negócios, pois oferece mais previsibilidade no fluxo de caixa e contribui para que as obrigações fiscais sejam cumpridas sem comprometer a operação da empresa.

Como parcelar dividas do MEI e Simples?

A solicitação de parcelamento da dívida está disponível no Portal do Simples Nacional e no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) da Receita Federal.

Solicitar parcelamento

1 – Acesse o Portal do Simples Nacional com o seu CNPJ;

2 – Em seguida, preencha as informações solicitadas e emita o DAS para pagar a primeira parcela;

3 – Entre em “Programa Gerador do DAS (PGMEI)” e em seguida selecione “Consulta Extrato/Pendências”;

4- Verifique as pendências e solicite o parcelamento da dívida em até 60 vezes.

Acompanhe tudo sobre economia no DCI.

Você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes