Pensão por morte do MEI: veja a duração e como solicitar

O benefício é concedido em aos dependentes de segurado do INSS que falecer ou tiver sua morte declarada judicialmente, em caso de desaparecimento.

Familiares podem ter acesso à pensão por morte do MEI. O benefício é concedido em aos dependentes de segurado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que falecer ou tiver sua morte declarada judicialmente, em caso de desaparecimento.

Isso é possível porque microempreendedor individual faz contribuições mensais ao INSS, então têm direito a alguns benefícios previdenciários. O MEI se enquadra na categoria de contribuinte individual do INSS, ao passo que sua alíquota de recolhimento é de 5% sobre o salário mínimo vigente. Esse pagamento é feito através da guia do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS).

A saber, o INSS tem uma ordem de prioridade para os dependentes do segurado. Os quais devem comprovar condição familiar ou de dependência econômica do segurado. Veja:

  1. Cônjuge ou companheiro, filho com menos de 21 anos de idade ou inválido de qualquer idade;
  2. Pais;
  3. Irmão com menos de 21 anos de idade ou inválido de qualquer idade.

Duração da pensão por morte para dependentes do MEI

Caso não haja outras contribuições além do MEI, o valor do benefício será de um salário mínimo, ou seja, R$ 1045.

Em relação a duração da pensão por morte do MEI, ela será de quatro meses caso o segurado tenha realizado menos de 18 contribuições à previdência. Ou ainda se o casamento ou união estável tenha se iniciado há menos de dois anos do falecimento do microempreendedor individual.

Ademais, o tempo do benefício é variável em caso do segurado ter mais de 18 contribuições e mais de dois anos de casamento ou de união estável. Veja a duração máxima de recebimento conforme a idade do cônjuge na data do falecimento:

  • Menos de 21 anos de idade: duração máxima de três anos;
  • Entre 21 e 26 anos de idade: duração máxima de seis anos;
  • Entre 27 e 29 anos de idade: duração máxima de 10 anos;
  • Entre 30 e 40 anos: duração máxima de 15 anos;
  • Entre 41 e 43 anos de idade: duração máxima de 20 anos;
  • A partir de 44 anos de idade: pensão vitalícia.

Como solicitar?

Por fim, a pensão por morte do MEI pode ser solicitada no site ou aplicativo do Meu INSS. Ao efetuar login na plataforma, deve-se clicar em “Agendamentos/Requerimentos” e em “novo requerimento”. Depois, é preciso selecionar o serviço e preencher os dados solicitados.

 

Leia também:

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes