Jornal DCI

Nubank vai fechar no Brasil? Boato preocupa clientes do banco

Fintech é a mais popular do país

Escrito por Anny Malagolini
Publicado em
Nunbank vai fechar
DCI

Com os problemas envolvendo Master e a recentemente liquidação extrajudicial da Will Financeira, surgiu um boato na internet de que o Nubank também vai fechar no Brasil. A empresa divulgou um comunicado nessa sexta-feira, 23 de janeiro, sobre os rumos da Fintech.

O que vai acontecer com o Nubank?

Diante dos rumores classificados como Fake News, o Nubank afirmou que não fechar. Em comunicado publicado em seu site, a empresa frisa que “não vai falir, não vai fechar as portas e não está passando por problemas financeiros”. Ainda de acordo com a Fintech, o que aconteceu recentemente foi que o Banco Central do Brasil passou a restringir a utilização do termo “bank” por instituições que não possuem licença bancária.

O Nubank diz que já informou que tem a intenção de adquirir essa licença em 2026, seguindo plenamente em conformidade com a regulação. m normalmente.

A Fintech possui 112 milhões de clientes e alcançou cerca de 61% da população adulta brasileira.

Banco Central explica fechamento do Will Bank

O Banco Central decretou em 21 de janeiro de 2026 a liquidação extrajudicial da Will Financeira S.A. Crédito, Financiamento e Investimento, instituição controlada pelo Banco Master Múltiplo S/A. A decisão ocorre no contexto da liquidação extrajudicial do Banco Master S/A, determinada em novembro de 2025, e do Regime Especial de Administração Temporária (RAET) imposto ao grupo.

Segundo o Banco Central, o conglomerado Master era classificado como de crédito diversificado, de pequeno porte, enquadrado no segmento S3 da regulação prudencial. O Banco Master S/A atuava como instituição líder do grupo, que detinha 0,57% do total de ativos e 0,55% das captações do Sistema Financeiro Nacional (SFN).

Na época da liquidação do Banco Master S/A, o BC avaliou que a adoção do RAET ao Banco Master Múltiplo S/A atendia ao interesse público, diante da possibilidade de uma solução que mantivesse as operações da Will Financeira. A alternativa, porém, não se mostrou viável.

No dia 19 de janeiro de 2026, a Will Financeira descumpriu a grade de pagamentos do arranjo Mastercard, administrado pela Mastercard Brasil Soluções de Pagamentos Ltda., o que resultou no bloqueio de sua participação no sistema. Para o BC, o episódio evidenciou o agravamento da situação econômico-financeira da instituição.

Em nota, o Banco Central afirmou que a liquidação extrajudicial da Will Financeira se tornou inevitável diante da insolvência da empresa e do vínculo de controle com o Banco Master S/A, já em processo de liquidação.

O BC informou ainda que seguirá adotando as medidas cabíveis para apurar responsabilidades. As investigações podem resultar em sanções administrativas e em comunicações às autoridades competentes. Conforme prevê a legislação, os bens dos controladores e dos ex-administradores da instituição ficam indisponíveis.

Anny Malagolini é jornalista com ampla experiência em produção de conteúdo digital e SEO. Atuou em redações como Campo Grande News, Correio do Estado e Midiamax, faz a estratégia editorial do portal DCI, com foco em audiência orgânica e conteúdo de autoridade.