PIX: 4 coisas que não devem ser feitas utilizando o sistema

Ações podem comprometer a seguridade dos dados da chave, da conta ou do cliente da instituição financeira

O Pix é um sistema de pagamentos instantâneos, assim como o TED e DOC, boletos bancários, transferências entre contas e cartões, crédito ou débito. Os pagamentos podem ser feitos de dois até dez segundos, 24 horas por dia, sete dias por semana. Contudo, apesar da facilidade do cadastro de chaves, o cliente das instituições financeiras devem ter atenção no que não devem fazer utilizando o Pix para proteger suas contas.

 

1. Cadastrar chaves iguais em contas diferentes

As chaves eletrônicas facilitam o recebimento do dinheiro, não sendo necessário informar dados sensíveis a terceiros. Assim, basta uma única informação para conseguir realizar a transação. A chave serve como uma identidade, e não deve ter repetição. Dessa maneira, é importante optar por chaves diferentes conforme a instituição financeira.

 

2. Usar aplicativos de terceiros

O Pix só existe e deve ter uso nos aplicativos de bancos, instituições financeiras e fintechs. Dessa forma, caso haja a solicitação para entrar em um link ou site diferente para fazer o pagamento, é importante desconfiar.

 

3. Compartilhar senha

Para realizar transações e transferências, apenas é necessário fornecer a chave do Pix. Portanto, não é preciso compartilhar senhas do internet banking, cartão ou aplicativo bancário. O Pix tem a chave como fim para proteger os dados mais sensíveis, e simplificar a transação.

 

4. Enviar dinheiro com conta zerada

Diferente de uma transação de crédito, o Pix é automático. Ou seja, o dinheiro sai da sua conta no momento da transação. Funciona como um TED ou DOC. Portanto, não é possível que o banco faça o desconto se não possuir os valores na conta.

 

Como evitar golpes com o sistema?

O novo sistema traz diversas facilidades para pagamentos e transações em dinheiro, mas pode ser um alvo. Por isso, clientes devem estar atentos no uso da ferramenta que, mesmo segura, o Pix pode sofrer golpes.

 

Não clique em links desconhecidos

O phishing é uma fraude eletrônica com fim de roubar dados pessoais para fazer compras e transferências de valores. Links enviados através de redes sociais, WhatsApp, e-mail ou SMS podem ser golpes simulando o Pix para roubar senhas de consumidores. Este link pode redirecionar o usuário a uma página falsa e muitas vezes como uma loja conhecida ou banco. Portanto, o ideal pe utilizar apenas canais oficiais.

 

Não usar em dispositivos e wi-fi públicos

Além disso, também é importante não usar computadores públicos ou celulares de outras pessoas, ou mesmo utilizar um wi-fi aberto, carregadores de pessoas desconhecidas e transações enquanto o celular estiver em uma tomada de um lugar público utilizando o carregador de terceiros.

 

Confirme os dados

O Pix serve para simplificar os pagamentos e transferências de dinheiro, mas é importante conferir e confirmar se as chaves e os dados do destinatário estão mesmo corretos.

 

Leia também:

Pix: quanto dinheiro posso transferir com o sistema?

Pix: existe limite para as transações ou transferências?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes