Procon faz alerta para juros altos na Black Friday 2025

Taxa média do empréstimo pessoal sobe em novembro e chega a 8,16% ao mês, aponta Procon-SP

Às vésperas da Black Friday, o Procon-SP faz um alerta aos consumidores: cuidado com o crédito fácil e os juros elevados. Segundo pesquisa divulgada na terça-feira (11) pela Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor, a taxa média dos empréstimos pessoais para pessoa física chegou a 8,16% ao mês em novembro, o maior nível dos últimos meses.

O levantamento foi realizado pelo Núcleo de Pesquisas da Escola de Proteção e Defesa do Consumidor (EPDC), com base nas taxas praticadas por Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú, Safra e Santander. Os dados foram coletados no dia 4 de novembro de 2025.

Juros seguem em alta e atenção na Black Friday

Com o aumento das ofertas e promoções que marcam o período da Black Friday e a chegada do Natal, o Procon-SP orienta que o consumidor analise bem suas finanças antes de contratar crédito.

“Antes de ceder aos apelos de consumo, é importante avaliar as alternativas e priorizar a liquidação de dívidas. O empréstimo só é recomendável se for para quitar financiamentos com taxas mais altas”, ressalta o órgão.

De acordo com o Procon-SP, o Bradesco foi o único banco a aumentar a taxa no período, passando de 8,33% para 8,77% ao mês, um salto de 0,44 ponto percentual, equivalente a uma alta de 5,28%.

O Santander mantém a taxa mais alta entre as instituições pesquisadas (9,99% ao mês), enquanto o Banco do Brasil oferece o menor índice (6,62%).

Banco
Empréstimo Pessoal (a.m.)
Cheque Especial (a.m.)
Banco do Brasil
6,62%
8,00%
Bradesco
8,77%
8,00%
Caixa Econômica Federal
6,86%
8,00%
Itaú
9,49%
8,00%
Safra
7,25%
8,00%
Santander
9,99%
8,00%

Veja também: como evitar golpes na Black Friday

Você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes