Restituição do Imposto de Renda: consulta abre hoje (23/11)

Nesta segunda-feira, a Receita Federal libera consulta a lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Nota-se que cerca de 200 mil cidadãos que haviam caído na malha fina, acertaram sua situação e devem receber os valores devidos no dia 30 de novembro, uma segunda-feira.

Onde consultar lote residual do Imposto de Renda?

É possível consultar o lote residual de restituição do Imposto de Renda no site da Receita Federal. Bem como, pelo Centro de Atendimento Virtual da Receita (e-CAC) e através do telefone 146.

Nota-se que, a orientação para quem não teve a declaração liberada é verificar pendências no portal e-CAC. E a partir disso regularizar a situação por meio de declaração retificadora. Para acessar o e-CAC é preciso usar um código digital, aqueles que não tem esse código devem informar o número do recibo das duas últimas declarações do Imposto de Renda.

Depósito da restituição

A saber, o depósito da restituição do Imposto de Renda é feito na conta indicada pelo contribuinte na declaração. Quem não informou a conta ou informou o número errado, deve ir a uma agência do Banco do Brasil ou ligar para os telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos). Sendo assim, deve-se agendar o crédito em conta conta corrente ou poupança em qualquer banco instituição bancária.

O dinheiro ficará disponível no banco durante um ano. Se o trabalhador não retirar o valor nesse período, deverá pedi-lo pela internet. O procedimento é acessar o site da Receita Federal e clicar em “Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição”. Ou ainda, acessar o e-CAC e optar pelo serviço “Meu Imposto de Renda”.

Por fim, ao todo 198.967 contribuintes serão beneficiados. O valor total das restituições é de R$ 399 milhões. Desse montante, R$ 143,88 milhões serão pagos a 45.394 pessoas com 60 anos ou mais, contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e contribuintes cuja principal fonte de renda seja o magistério.

Com informações de Agência Brasil.

 

Leia também:

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes