Salário-família: quem tem direito e como solicitar

Benefício pago a trabalhadores de baixa renda que tenham filhos, o salário-família requisita que os dependentes estudem e estejam com a vacinação em dia.

Benefício pago a trabalhadores de baixa renda que tenham filhos, o salário-família requisita que os dependentes estudem e estejam com a vacinação em dia. Entenda quem tem direito e como solicitar.

O que é o salário-família?

O salário-família é uma quantia destinada a trabalhadores de baixa renda com filhos de até 14 anos ou inválidos. A saber, trata-se de um benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Quem tem direito?

Assim, tem direito ao benefício, empregados formais e também trabalhadores avulsos, que são aqueles que prestam serviço para empresas sem vínculo empregatício com a mesma. Outro requisito é ter um ou mais filhos com menos de 14 anos de idade. Sendo direcionado também para quem tem um ou mais filhos inválidos de qualquer idade.

No que tange a renda, é necessário que a pessoa tenha renda mensal de até R$ 1.425,56. Além disso, se os dois pais se adequarem aos requisitos, ambos podem receber o dinheiro.

Quanto recebem os beneficiários?

A cota do benefício é de R$ 48,62 por filho. Então, no caso de ter dois filhos o valor a receber por mês será de R$ 97,24.

O valor dessa cota, bem como a renda mensal limite para ter direito ao benefício, costuma ter modificações anualmente. No ano de 2019, quem tinha remuneração de até R$ 907,77 recebia cota de R$ 46,54. Já para quem tinha salário de R$ 907,77 a R$ 1.364,43 a cota era de R$ 32,80.

Notas de r$ 50
Fonte: pixabay

Como solicitar o salário-família?

Quem tem carteira assinada precisa solicitar o benefício diretamente ao empregador. No caso dos trabalhos avulsos, é necessário requerer ao sindicato ou órgão gestor de mão-de-obra ao qual está vinculado.

Ademais, se esses empregados já receberem outro benefício previdenciário, como auxílio-doença e aposentadoria por invalidez, deverão pedir o salário-família no INSS. Para onde devem se direcionar também os aposentados que se enquadrem nas regras. O que pode ser feito pela internet.

Nesse sentido, a orientação é acessar o portal Meu INSS, fazer o login e clicar em “Agendamentos/Requerimentos”. Em seguida em “Novo requerimento” e pesquisar pela palavra “família”. Feito o cadastro é possível acompanhar o andamento no mesmo portal.

Documentos necessários

Sendo assim, os documentos a serem apresentados para requerer o benefício são:

  • Documento de identificação com foto e número de CPF;
  • Termo de responsabilidade;
  • Certidão de nascimento de cada dependente;
  • Caderneta de vacinação das crianças de até seis anos de idade;
  • Comprovação de frequência escolar dos filhos de sete a 14 anos de idade.

Renovação do benefício

Por fim, é necessário renovar o benefício. Apresentando todos os anos, no mês de novembro, a carteira de vacinação dos filhos de até seis anos. Bem como a frequência escolar dos dependentes de sete a 14 anos, a cada seis meses, em maio e novembro.

O dinheiro pode ser suspenso por falta de renovação. Então, quando a situação for regularizada haverá o pagamento.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes