Economia

Tem como estornar um Pix? Saiba como funciona a devolução

Retorno dos valores depende do recebedor. Caso contário, o pagador deve entrar em contato com o banco por onde fez o Pix

O Pix é um sistema que promete facilitar transações. Através de uma chave, que serve como um atalho para identificar e localizar cada conta no sistema, o cliente pode realizar pagamentos 24 horas por dia, sete dias por semana. Após cadastrar, ele torna as transferências mais ágeis que o DOC e TED, com operações em apenas 10 segundos. Contudo, apesar de facilitador, ainda traz dúvidas em relação ao estorno de valores transferidos utilizando o Pix. Entenda:

 

Como funciona o estorno no Pix?

O estorno do dinheiro recebido com Pix pode sim acontecer, mas com ressalvas. Como o Pix é uma transação instantânea, que demora cerca de 10 segundos para mudar os recursos de uma conta para outra, depois de realizado não é mais possível ser cancelado. Em suma, o consumidor pode cancelar a transação pelo Pix antes da última etapa, que é confirmar a senha de quatro dígitos.

Para ter o dinheiro que transferiu de volta, deve-se pedir que o recebedor do Pix faça a devolução do valor pago. Assim, a devolução é iniciada por quem recebeu o dinheiro. Mas, nos casos onde a transferência foi feita com os dados incorretos ou não existe maneira de entrar em acordo com as partes, o processo é semelhante ao que acontece em TEDs e DOCs.

Em suma, o pagador deverá entrar em contato com o banco por onde fez o Pix e solicitar o estorno. Apenas pagamentos feitos nos últimos 90 dias corridos poderão ter estorno do Pix. Segundo o portal Contábeis,

Além disso, conforme define o Código de Defesa do Consumidor, continua valendo o direito de arrependimento de compra.

 

Como transferir dinheiro pelo Pix?

Para transferir dinheiro através do sistema, o cliente deve:

  1. Cadastre uma chave, que pode ser número de celular, CPF ou e-mail, por exemplo;
  2. Busque a aba “Pix” em seu aplicativo;
  3. Toque em “Transferir” e indique o valor da transferência;
  4. Para fazer a transferência, insira a chave da pessoa favorecida e conclua a transação em poucos segundos.

Assim, a transação dispensa informar todos os dados bancários e pessoais do favorecido. É possível encontrar a funcionalidade nos diversos aplicativos de bancos e fintechs. A operação pode ser feita a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga. Além disso, o cadastro desse código é feito também nesses aplicativos, basta acessar a seção destinada.

 

Como se proteger e se livrar dos golpes?

  • Não clique em links desconhecidos;
  • Verifique a reputação das lojas e formas de pagamento;
  • Confirme os dados;
  • Utilize o Pix apenas no aplicativo da instituição financeira
  • Em compras de maior valor, dê preferência ao cartão de crédito, que permite o estorno.

 

Leia também:

Golpe no PIX e Whatsapp clonado: saiba como evitar

Pix irá integrar movimentações em contas salário, segundo BC

Última modificação em 27/07/2022 12:39

Compartilhe
Tags: Pix