Será permitido levar desinfetante para as mãos no Enem?

Como o Brasil ainda passa por alta de casos de COVID-19, para a realização do Enem algumas medidas de segurança tiveram de ser determinadas.

O primeiro dia de provas do Enem 2020 começa hoje (17) às 13h. Com a pandemia da COVID-19, algumas medidas de segurança tiveram de ser tomadas para evitar a contaminação entre os candidatos no momento da realização do exame. Por exemplo, máscaras serão obrigatórias e deve haver desinfetante para as mãos em todos os locais de prova no Enem. Além disso, os candidatos que estiverem com sintomas ou testarem positivo para COVID-19 poderão fazer as provas em outras datas.

Pode levar desinfetante para mãos no Enem?

Sim, é permitido levar álcool em gel ou desinfetante para as mãos no dia das provas do Enem. Embora os locais do exame devam, obrigatoriamente, oferecer o produto, os candidatos podem levar consigo um para uso pessoal. Mas é bom lembrar que o frasco deve ser transparente, caso contrário não é possível entrar na sala de prova.

Enem: O que mais levar além do desinfetante para mãos?

Além de ser permitido levar desinfetante para mãos no Enem, o candidato deve estar portando um documento de identificação com foto, como RG ou CNH. O estudante também deve levar uma caneta esferográfica de tinta preta, com tubo obrigatoriamente transparente para fazer a prova.

Água e alimentos em recipientes plásticos, saquinhos de armazenamento transparente ou embalagens industriais também são permitidos devido ao longo tempo de duração da avaliação.

É possível levar o celular, mas ele deve se manter desligado durante a realização do exame.

Enem 2020
Foto: agência brasil

O que não pode levar?

Folhas ou blocos de notas para rascunhos não são permitidos. Equipamentos eletrônicos como calculadoras, tabletes, relógios, agendas e outros receptores de mensagem e informações também não podem entrar na sala de avaliação, assim como livros, manuais e armas de qualquer espécie.

Materiais como lápis, lapiseira borracha e canetas cujo material não seja transparente ou sem rótulos também ficam do lado de fora da sala.

Além disso, bonés, acessórios de uso na cabeça, fones de ouvido e molho de chaves também não podem entrar na sala de provas.

Enem 2020: datas e horários

  • Provas impressas/presencial 17 e 24 de janeiro, para 5,7 milhões inscritos
  • Prova digital: 31 de janeiro e 7 de fevereiro, para 96 mil inscritos
  • Reaplicação da prova: 24 e 25 de fevereiro (para pessoas afetadas por eventuais problemas de estrutura)
  • Abertura dos portões: 11h30*
  • Fechamento dos portões: 13h*
  • Início das provas: 13h30*
  • Término das provas 1º dia: 19h*
  • Término das provas 2º dia: 18h30*

*Horário de Brasília.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes