Enem 2021: o que levar no dia da prova?

O Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, acontece nos dias 17 e 24 de janeiro, e 31 e 7 fevereiro para candidatos que optaram pela prova online. Saiba o que levar no dia da prova

Por conta da pandemia do coronavírus, o Enem 2020 foi adiado, e agora, acontece nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021. Também por conta do vírus, o Exame Nacional do Ensino Médio acontecerá pela primeira vez em formato digital nos dias 31 e 7 de fevereiro, em caráter piloto para mais de  96 mil candidatos em 99 municípios, que optaram pela avaliação online.

Apesar de online, as provas não poderão ser feitas em casa, e os candidatos terão que se deslocar até o local de avaliação informado pelo Inep, portando documentação com foto e caneta esferográfica preta para a realização da redação.

Com a aproximação da prova, cresce as dúvidas de candidatos acerca do que é permitido ou não na hora da avaliação, além de quais medidas de biossegurança serão adotadas para os candidatos.

Medidas de segurança para a prova presencial

O uso de máscara é obrigatório, e o candidato deve permanecer com o acessório durante todo o período e local de avaliação. A máscara deve cobrir totalmente o nariz e a boca, e só poderá ser retirada para se alimentar e beber água.

As salas de avaliação contarão com álcool em gel para uso coletivo, mas também os candidatos e funcionários também podem levar o próprio produto desde que não tenham rótulos e em recipientes transparentes.

As mãos devem ser higienizadas ao entrar e sair do local de avaliação, o que inclui idas ao banheiro durante o exame.

A fim de evitar aglomerações, o número de locais de aplicação de provas foi ampliado pelo Inep e a recomendação é de que cada sala tenha menos de 50% de sua capacidade total de estudantes.

Todas as janelas do ambiente ficarão abertas e não será permitido o uso de ventiladores ou ar condicionado.

 

Quais documentos levar na prova do Enem 2021

É indispensável que o candidato esteja portando um documento de identificação com foto, como RG ou CNH. A versão digital da cédula não será considerada e candidatos sem o documento serão impedidos de realizar a prova. Para a realizar o exame, é necessário que o candidato tenha pelo menos uma caneta esferográfica de tinta preta, com tubo obrigatoriamente transparente.

Água e alimentos em recipientes plásticos, saquinhos de armazenamento transparente ou embalagens industriais também são permitidos devido ao longo tempo de duração da avaliação. Celulares são permitidos, no entanto, devem ser desligados e armazenados em envelopes especiais durante o período de prova.

Saiba o que levar no dia da prova do Enem 2021.

O que não é permitido levar no dia da prova do Enem

Folhas ou blocos de notas para rascunhos não devem ser utilizados. Bonés, acessórios de uso na cabeça, fones de ouvido e molho de chaves também não podem entrar na sala de provas. Materiais como lápis, lapiseira borracha e canetas cujo material não seja transparente ou sem rótulos também ficam do lado de fora da sala.

Equipamentos eletrônicos como calculadoras, tabletes, relógios, agendas e outros receptores de mensagem e informações também não podem entrar na sala de avaliação, assim como livros, manuais e armas de qualquer espécie.

Segunda chance para candidatos com COVID-19

O Inep criou um estratégia inédita para que candidatos infectados pela COVID-19 tenham a oportunidade de fazer a prova posteriormente. Para realizar a prova em uma nova data, o candidato deve informar o Inep sobre o teste positivo até um dia antes da aplicação do exame.

Caso o diagnóstico positivo ocorra no dia da prova, o candidato deverá entrar em contato através do telefone 0800 61 61 61, além de anexar o boletim médico na Página do Participante.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes