Veja como consultar o gabarito do Enem 2020

Não há um horário previsto para a divulgação das respostas das provas impressas. O resultado oficial sai dia 29 de março.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) deve divulgar ainda hoje (27) o gabarito oficial das provas impressas do Enem 2020. Não há um horário previsto para as respostas serem postadas.

Algumas instituições já haviam soltado gabaritos extraoficiais da prova, mas o que será divulgado hoje é o oficial.

Como consultar o gabarito do Enem 2020?

Os candidatos vão poder ter acesso ao gabarito pelo site do Inep e no aplicativo Enem. Os gabaritos vão ficar disponíveis nos portais. Assim que o Inep lançar as repostas, o gabarito de todos os cadernos de prova ficarão no site do governo. Para acessar, o candidato deve abrir um arquivo PDF com as respostas.

Contudo, os participantes vão poder apenas corrigir as questões, pois o resultado com as notas oficiais será divulgado apenas no dia 29 de março.

Enem 2020

O Enem 2020 bateu recorde de abstenções neste ano. Cerca de 2,5 milhões de candidatos fizeram as provas impressas, nos dias 17 e 24 de janeiro, o que é menos da metade dos inscritos. Acredita-se que a pandemia foi o maior fator para ter causado tantas ausências. Além disso, muitos estudantes alegaram terem sido barrados na hora de fazer o exame, pois as salas estavam lotadas.

Para aqueles que foram impedidos de fazer as provas ou estavam com sintomas no dia do exame, haverá uma reposição nos dias 23 e 24 de fevereiro.

Ademais, ainda acontecem as provas digitais do Enem 2020, nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro para 96 mil inscritos.

Notas - Gabarito Enem

Os candidatos só vão ter acesso às notas finais, incluindo da redação, no dia 29 de março. Pois embora, hoje eles possam ver o gabarito oficial do Enem 2020, o número de acerto não está totalmente relacionado à nota final.  Isso porque o Enem é corrigido com base na chamada teoria de resposta ao item (TRI), que leva em consideração a coerência da prova feita pelo candidato. Dessa forma, o sistema reconhece o que pode ter sido um chute do participante e reduz sua nota.

Por exemplo, se o candidato acertar questões difíceis, é esperado que acerte também as fáceis. Se isso não acontecer, o sistema entende que pode ter sido por chute.

Gabarito enem 2020
Foto: agência brasil

Programas que utilizam a nota do Enem

Sisu - Gabarito Enem 2020

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um programa que seleciona candidatos para vagas nas universidades públicas. Para isso, os estudantes devem se inscrever para algum curso e usar sua nota do Enem para tentar o ingresso.

Candidatos que tiraram na redação não podem se inscrever no programa. Ainda não há uma data definida para abertura do Sisu este ano.

Prouni

Já o Programa Universidade Para Todos (Prouni) é um programa que utiliza a nota do Enem para que os candidatos possam conseguir bolsa de 50% a 100% nas faculdades particulares no Brasil.

Para concorrer às bolsas integrais o candidato deve comprovar renda de até 1,5 salário mínimo. Já para as bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Além disso, os candidatos devem ter uma nota mínima de 450 pontos no Enem e não podem ter zerado a redação para concorrer a uma vaga pelo Prouni.

O Prouni 2021 já encerrou as inscrições deste ano e vai usar as notas do Enem 2021 como critério de aprovação.

Fies

Também existe a opção de concorrer ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que é um programa que financia os estudos do candidato em uma faculdade particular.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes