Faculdades particulares têm nota baixa em avaliação federal

INEP divulgou hoje (20) o resultado da avaliação do Conceito Enade – avaliação que mostra o desempenho dentro de algumas áreas específicas de conhecimento de alunos de faculdades particulares, estaduais e municipais

Segundo o Enade (Exame Nacional de Desempenho os Estudantes), aplicado em 2019, antes da pandemia do novo coronavírus, mais de 40% dos cursos de faculdades particulares (com ou sem fins lucrativos) tiveram desempenho considerado baixo. Os dados foram divulgados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Entre as universidades federais, a taxa foi de 5,3% e entre as estaduais, 11,3%. Os resultados das análises são referentes ao Conceito Enade, avaliação do Governo Federal realizada por alunos em situação de conclusão do curso.

Análise de faculdades particulares e públicas

O indicativo analisado possui uma escala de 1 a 5. As faixas 1 e 2 são consideras ruins por ficarem abaixo da média. Para esta avaliação, foram considerados os 8.188 cursos de universidades públicas e faculdades particulares  que tiveram o resultado divulgado. Em 2019, 2.691 dos 6.191 cursos de instituições privadas avaliados pelo Enade e que tiveram o desempenho divulgado ficaram nos conceitos 1 e 2 —o equivalente a 43,5%.

As faculdades federais ganham notoriedade com melhor desempenho entre os cursos. Dos 8.188 cursos que tiveram o desempenho divulgado, somente 511 alcançaram o conceito máximo na avaliação (6,2%). A maioria, que soma um total de 67%, é de universidades federais e 18,4% são de faculdades privadas.

Já em relação ao conceito máximo, cursos presenciais e EAD ( Educação à distância) obtiveram desempenho semelhante no Enade. Nas duas opções, cerca de 6% dos cursos analisados chegaram ao conceito 5, mas 51,3% dos cursos à distância tiveram desempenho ruim. Os cursos presenciais, por sua vez, esse percentual foi de 35%.

A avaliação do Enade é aplicada a cada três anos para alunos concluintes da graduação, em áreas específicas de conhecimento, em faculdades particulares e públicas.

 

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes