FIES abre vagas remanescentes nesta segunda-feira (26)

O MEC havia reagendado para hoje o processo seletivo das vagas remanescentes devido a falha no sistema no início do mês. Contudo, estudantes relatam nova instabilidade no portal do FIES na manhã desta segunda-feira (26).

O Ministério da Educação (MEC) reabriu as inscrições para 50 mil vagas remanescentes do FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) nesta segunda-feira (26), válidas para o segundo semestre de 2020. O processo seletivo para essas vagas ocorreria de 6 de outubro a 13 de novembro, mas foi adiado devido a instabilidades no sistema. Reagendado para hoje, novamente, candidatos relatam problemas no portal do programa de financiamento.

Segundo o MEC, os alunos que conseguiram se inscrever no primeiro período de inscrições, antes de o processo ser interrompido, não precisam efetuar novo cadastro.  Os alunos deverão se atentar ao novo calendário para o novo processo seletivo.

Novas datas para cadastro no FIES

  • 26 e 27 de outubro: apenas candidatos de áreas de conhecimento prioritárias (cursos de saúde, engenharias, licenciaturas e ciências da computação);
  • de 28 de outubro a 3 de novembro: candidatos ainda não matriculados em instituições de ensino superior;
  • de 28 de outubro a 27 de novembro: candidatos que desejam financiar as mensalidades no curso e turno em que já estão matriculados atualmente.

Quem pode ter acesso ao FIES

O Fies é um programa de financiamento que visa facilitar o ingresso de estudantes em universidades privadas. São duas categorias: a primeira oferece vagas com juro zero para estudantes com renda mensal familiar de um a três salários mínimos; e a segunda, chamada P-Fies, tem juros variáveis e é direcionada a alunos com renda mensal familiar de até cinco salários mínimos. As vagas remanescentes, contudo, são destinadas a estudantes da primeira categoria.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.