Inscrição do Fies: entenda como funciona e como participar

Inscrições para o programa começam hoje e vão até 29 de janeiro, e devem financiar a graduação de estudantes matriculados em cursos superiores de instituições educacionais privadas

As inscrições para o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) de 2021 já estão abertas. Através do programa, os candidatos podem ter acesso ao financiamento em uma faculdade particular utilizando a nota do Enem. A seguir, Fundo de Financiamento Estudantil.

Em 2021, as inscrições vão do dia 26 até o dia 29 de janeiro, e o resultado deve ser dispobilizado em 2 de fevereiro. Entenda como funciona e como fazer a inscrição no Fies:

 

O que é Fies?

O Fundo de Financiamento Estudantil foi criado em 1999, segundo o portal do FNDE, com o objetivo de financiar a graduação de estudantes matriculados em cursos superiores presenciais, não gratuitos e com avaliação positiva nos processos de avaliação conduzidos pelo Ministério da Educação. Assim, tem como função conceder financiamento, com juros zero, de cursos superiores em instituições educacionais privadas. O benefício é concedido para aqueles que tiverem bom desempenho no Enem e conseguirem aprovação nas faculdades que aderem ao programa. O percentual máximo do valor do curso financiado é definido de acordo com a renda familiar e os encargos educacionais cobrados pelas instituições de ensino.

 

O que é o Novo Fies?

O novo FIES é um modelo de financiamento estudantil moderno, que divide o programa em diferentes modalidades, possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato. Além disso, o novo Fies tem regras específicas e funciona com recursos dos fundos constitucionais e dos bancos privados participantes, o que implica cobrança de juros.

 

Como funciona a seleção do Fies?

O Fies pode financiar de 50% até 100% do valor da mensalidade de um curso de graduação, dependendo da renda mensal da família do estudante. Para realizar a inscrição no Fies, os candidatos devem acessar a página do FIES Seleção e fazer o cadastro. Utilizando as pontuações obtidas pelos candidatos no Enem, as notas de corte do Fies variam de acordo com o desempenho dos candidatos que disputam uma mesma vaga – mesmo curso, faculdade, turno e unidade – naquele semestre.

Desde o dia de abertura das inscrições para o programa, os candidatos vão colocando suas notas no site do Fies – e consequentemente, as notas de corte dos cursos e das faculdades também aumentam. Caso a sua pontuação for maior que a nota de corte apresentada no sistema, você provavelmente conseguirá uma vaga no programa.

Assim, a concorrência por uma vaga cresce na medida em que pessoas com maiores notas cadastram seu interesse por um curso. No Fies, as notas de corte mudam diariamente até o final da seleção. Por isso, é preciso ficar atento às variações da concorrência para não perder a vaga e ficar de fora.

O candidato deve apresentar a nota do Enem, a partir da edição de 2010. Além disso, deve ter tirado acima de 450 pontos, não ter zerado a redação e comprovar renda familiar. É estimado que o financiamento seja quitado em um prazo de 14 anos e o estudante terá o pagamento descontado diretamente da sua renda.

 

Quem pode se inscrever?

Para conseguir o financiamento a juros zero, o candidato deve comprovar renda de até três salários mínimos, no máximo. Assim, são classificados de preferência para  qual eles se inscreveram, atendida a prioridade indicada dentre até três opções de curso/turno/local de ofertas escolhidas, em ordem decrescente e de acordo com as notas recebidas no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Após a conclusão do curso, o estudante realizará a amortização do saldo devedor do financiamento de acordo com a sua realidade financeira, ou seja, a parcela da amortização será variável de acordo com a renda e nos casos de o estudante não ter renda, será devido apenas o pagamento mínimo. Para participar do processo seletivo do Fies, é necessário obedecer aos seguintes critérios:

  • Apresentar desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação de qualquer edição do Enem a partir de 2010;
  • Possuir renda familiar bruta mensal de no máximo três salários mínimos por pessoa;
  • Ou, na modalidade P-Fies, que tem juros variáveis e é direcionada a alunos com renda mensal familiar de até cinco salários mínimos

 

Quem não pode fazer a inscrição no Fies?

Não poderão se candidatar ao processo seletivo do Fies os alunos:

  • cuja matrícula acadêmica esteja em situação de trancamento geral de disciplinas no momento da inscrição;
  • que já tenham sido beneficiados pelo Fies;
  • que sejam responsáveis por inadimplência junto ao Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC);
  • beneficiários de bolsa integral do Programa Universidade para Todos (ProUni);
  • beneficiários de bolsa parcial do Programa Universidade para Todos, em curso/habilitação/turno diferente daquele vinculado à bolsa ProUni; e
  • cuja renda bruta total mensal familiar seja inferior ao valor da mensalidade do curso a ser financiado. Essa restrição não se aplica aos bolsistas parciais de 50% do ProUni e aos bolsistas complementares de 25%, pois esse grupo não passa por processo seletivo para obter o Fies – já tem assegurado o financiamento desde que observadas algumas condições.

 

Como saber o valor da minha dívida no Fies?

A consulta sobre o saldo devedor pode ser feita diretamente com o banco responsável pelo financiamento, onde o contrato de empréstimo foi feito. Caso o estudante não pague a dívida do Fies, terá o nome incluído na lista de inadimplentes do Serasa.

Datas de inscrição do prouni e fies 2021 impedem uso da nota do enem
(foto: reprodução/mec)

Como se inscrever?

A inscrição no Fies 2021/1 é gratuita e on-line. Para se inscrever no processo seletivo, o estudante deve acessar o site oficial do Fies, a partir de amanhã e seguir os passos:

  1. Realizar o login informando o CPF, data de nascimento, e-mail e gerar uma senha e validar os dados por e-mail.
  2. Acessar o sistema do Fies e começar a inscrição
  3. Completar com os dados pessoais necessários e selecionar o curso e a instituição em que pretende ingressar. É possível selecionar três cursos, na ordem de prioridade que o candidato prefere.
  4. Depois o candidato deve aguardar a lista dos pré-selecionados para dar continuidade à sua inscrição e ingresso no ensino superior.

Portanto, aqueles que forem pré-selecionados na chamada única devem complementar informações na inscrição do sistema. Para isso, devem seguir os prazos determinados me edital e acessar o site do Fies. Da mesma maneira, aqueles que estiverem na lista de espera e forem pré-selecionados devem acessar e complementar a inscrição com o fim da contratação do financiamento no prazo de três dias úteis após a pré-seleção ser divulgada.

Após a complementação da inscrição, o candidato precisa ir até a CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento) para validar suas informações em até cinco dias contados a partir do dia seguinte ao da complementação da sua inscrição na modalidade do Fies. Além disso, deve comparecer a um agente financeiro em até dez dias, contados a partir do terceiro dia útil depois da data da validação da inscrição pela CPSA. Ele vai precisar levar a documentação exigida e especificada nos normativos vigentes para fins de contratação e, uma vez aprovada pelo agente financeiro, formalizar a contratação do financiamento.

 

Calendário do Fies 2021

  • Inscrição: 26 a 29 de janeiro de 2021;
  • Prazo para renegociação do Fies: até 31 de janeiro de 2021;
  • Resultado: 2 de fevereiro de 2021;
  • Complementação da inscrição – pré-selecionados em chamada única: 3 a 5 de fevereiro de 2021;
  • Convocação através de lista de espera: 3 de fevereiro até 18 de março de 2021.

 

Posso usar a nota do Enem 2020?

Excepcionalmente, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 não será utilizado no Fies 2021/1, pois as notas do exame só serão divulgadas no final de março. O Fies do segundo semestre aceitará as notas do Enem 2020.

Podem participar do Fies 2021/1 os candidatos que fizeram uma das edições do Enem entre 2010 e 2019, tendo média mínima de 450 pontos nas provas e nota acima de zero na redação. É necessário comprovar renda de até três salários mínimos por pessoa da família para participar do Fies.

 

Quais cursos participam do Fies?

Para saber quais cursos devem participar, é possível realizar a consulta de vagas do Fies 2021/1, que já está aberta. A pesquisa utiliza dados de preferência como estado, municípios, curso, instituição de ensino, local de oferta e conceito do curso.

O Fies 2021 vai oferecer 93 mil vagas em faculdades particulares, sendo 40 mil neste primeiro semestre. A lista de cursos disponíveis e a distribuição de vagas mudam a cada edição e podem ser consultadas durante o período de inscrições para o processo seletivo.

 

Como é calculada a nota de corte do Fies?

Nota de corte final é aquela que fica estabelecida após encerrado o período das inscrições no FIES. Cada curso terá a sua própria nota de corte final. Ela é calculada de acordo com três critérios:

  • Número de vagas disponíveis para determinada combinação de curso, faculdade, turno e campus;
  • Número de candidatos inscritos para essas vagas;
  • Notas do Enem dos candidatos que concorrem a essas vagas.

Ela equivale, então, à nota que o último candidato classificado obteve no Enem. Em suma, quanto menor o número de vagas oferecidas por um curso, maior poderá ser a nota de corte. Da mesma forma, quanto maior a procura e quanto mais qualificados os candidatos, maior poderá ser a nota de corte.

 

Leia também:

Saiba quais programas utilizam a nota do Enem

Confira o gabarito extra oficial do segundo dia do Enem 2020

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes