Universidade pública paga? PEC 206 quer cobrar mensalidade

No Brasil, a gratuidade das universidades públicas é garantida pelo artigo 206 da Constituição Federal,

Universidade pública paga? Hoje, o ensino em universidades estaduais e federais é gratuito, mas a PEC 206, apresentada na Câmara dos Deputados, prevê a cobrança de mensalidades em instituições públicas brasileiras.

No Brasil, a gratuidade das universidades públicas é garantida pelo artigo 206 da Constituição Federal, que fiz que a "gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais". Assim, a União garante que todo estudante aprovado em universidade pública não paga mensalidade - independentemente de renda, raça, cor ou gênero.

A matéria constava na pauta de terça-feira, 24 de maio, da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), mas não avançou. Para voltar, será necessária a realização de uma audiência pública. O texto é de autoria do General Peternelli (União Brasil).

O que é a PEC 206 sobre Universidade pública paga

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC 206) prevê alteração nos art. 206, IV e 207 §3º da Constituição Federal, para que as instituições públicas de ensino possam cobrar mensalidades dos alunos. Os recursos seriam destinados ao custeio das instituições e seria garantida a gratuidade aos alunos que são economicamente desfavorecidos.

Relator do texto, Kim Kataguiri (União Brasil) usou as redes sociais para explicar que a proposta prevê a cobrança de mensalidade "só dos mais ricos". "Sim, sou a favor de que os ricos paguem mensalidade de Universidades Públicas (mantendo a gratuidade para os pobres). Ou você acha justo que os pobres, que não estão na faculdade e que são os que mais pagam impostos no Brasil, continuem pagando a faculdade dos mais ricos?", escreveu o parlamentar.

O General Peternelli, autor da proposição, também defende que a "gratuidade generalizada, que não considera a renda, gera distorções gravíssimas, fazendo com que os estudantes ricos – que obviamente tiveram uma formação mais sólida na educação básica – ocupem as vagas disponíveis no vestibular em detrimento da população mais carente, justamente a que mais precisa da formação superior, para mudar sua história de vida", escreveu ele na proposta.

Leia também

ENEM 2022: data de inscrição e dias de prova; inscrição custa R$ 85

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes