Vestibulares de SP: veja as datas das provas da Unesp, Unicamp e Fuvest

Os exames paulistas seriam realizados no final do ano de 2020, mas com a pandemia do coronavírus, as provas tiveram de adiadas e ocorrem em janeiro.

Vestibulares do estado de SP começam amanhã, hoje (6), com o primeiro dia de prova da Unicamp. Na próxima semana é a vez da Fuvest e no final do mês, a Unesp realiza os exames para o ingresso na universidade. Todas as provas da primeira fase deveriam ter sido realizadas no final do ano passado. Mas com a pandemia da COVID-19 as datas foram adiadas e algumas mudanças foram feitas no dia do exame para evitar a contaminação entre os estudantes e fiscais. Por exemplo, todos os estudantes devem usar máscara e respeitar o distanciamento social para fazer o exame.

Aqueles que estiverem com COVID-19 ou sintomas não devem se apresentar no dia.

Datas da primeira fase vestibulares SP

Unicamp: 6/7 de janeiro

Fuvest: 10 de janeiro

Unesp: 30/31 de janeiro de 21

Unicamp - Vestibulares SP

De acordo com os organizadores, 77.653 pessoas estão inscritas no vestibular da universidade e disputam as vagas. Divulgação dos aprovados na 1ª fase sai dia 29 de janeiro e a divulgação da primeira chamada dia 10 de março.

O exame será realizado em dois dias para evitar aglomerações e o número de alunos circulando nas escolas.

Os candidatos aos cursos do segmento de Ciências Humanas/Artes e de Exatas/Tecnológicas farão a prova no dia 6 de janeiro. Já quem vai prestar para a área de Ciências Biológicas/Saúde realizará a prova no dia 7.

Ademais, a organização da prova decidiu focar nas matérias do primeiro e segundo ano do ensino médio, excluindo os temas do terceiro. O número de questões e o tempo de prova foram reduzidos também.

Vestibulares sp fuvest unicamp
Foto: antoninho perri/sec unicamp

Fuvest

São 130.766 inscritos para a prova dia 10 de janeiro. Ao todo, serão 148 locais de prova em 34 cidades. O resultado sai no dia 19 de março.

A fuvest elaborou um protocolo de segurança para evitar a disseminação do vírus. Confira as medidas:

  • Uso obrigatório de máscaras com a recomendação que candidatos levem uma máscara adicional. Serão fornecidos saquinhos de papel para que a máscara usada seja guardada com segurança;
  • As mesas de cada candidato terão um saché contendo lenço umedecido com álcool 70% para desinfecção da carteira por eles próprios. Também haverá álcool nas salas e banheiros;
  • Todos os coordenadores e fiscais da prova usarão equipamentos de proteção individual (EPIs), incluindo máscara, luvas e protetor de rosto;
  • Haverá mais locais de provas para que cada sala tenha no máximo 40% de ocupação, com as mesas mantendo 1,5 metros de distanciamento. Portões serão abertas às 12h para evitar aglomeração;
  • Portas e janelas das salas ficarão abertas e o ar-condicionado não será utilizado;
  • O consumo de alimentos não poderá ser feito em sala, apenas líquidos:a alimentação deverá ser feita fora de sala, em local apropriado indicado pelos fiscais.

Unesp - Vestibulares SP

80.474 pessoas estão inscritas para disputar as vagas na Universidade Estadual Paulista (Unesp).

A universidade também vai adotar medidas para evitar a contaminação como: o uso obrigatório de mascaras, capacidade das salas reduzidas e entrada de turmas por escalas.

Além disso, antes, a prova da segunda fase tinha questões dissertativas de todas as áreas de conhecimento e uma redação. Mas houve uma mudança, agora não haverá questões dissertativas, mas 60 perguntas de múltipla escolha e uma redação. As inscrições seguem abertas até 27 de novembro.

Para maiores informações sobre os locais de exame e protocolos de segurança dos vestibulares de SP, você deve acessar o site oficial das universidades.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes