Apenas 32% de MEIs já entregaram a declaração do IR2021

Levantamento do Sebrae mostra que oito milhões estão obrigados a apresentar o documento à Receita federal

O microempreendedor individual (MEI) tem pouco menos de um mês para enviar à Receita Federal a Declaração Anual de Rendimento do MEI (DASN-MEI). O prazo termina em 31 de maio. Levantamento feito pelo Sebrae com base em informações da Receita apontam que 68% dos microempreendedores individuais ainda não entregaram a declaração. O porcentual corresponde a um universo de aproximadamente oito milhões de MEIs.

Até o momento, a Receita já recebeu declarações de 3,7 milhões de MEIs,   dos 11,3 milhões existentes. O Amazonas, de acordo com o levantamento, é o Estado com menor número de declarantes: apenas 21% dos formalizados já cumpriram a obrigação com a Receita. Rio de Janeiro e Amapá empatam em segundo, ambos com 23% de envio. Santa Catarina é o líder das entregas, com 39%, seguido por Minas Gerais, com 38%. Paraná e Piauí têm 37% de envio.

Em São Paulo, Estado que concentra o maior número de MEIs, apenas 30% dos 3,2 milhões de microempreendedores formalizados estão quites com o DASN-MEI.

O gerente de Políticas Públicas do Sebrae, Silas Santiago, lembra que essa é uma das obrigações do MEI e quem deixar de entregar a declaração pode ser punido com multa e perda de benefícios. O envio é obrigatório para todos os microempreendedores formalizados, esteja ou não em dia com o recolhimento das contribuições mensais.

“Mesmo quem está inadimplente com as parcelas deve enviar a declaração. Quem não entregar a DASN-MEI pode pagar multa de R$ 50 mais juros. Também fica impedido de emitir o Documento de Arrecadação Simplificada (DAS), boleto mensal com o qual a pessoa jurídica faz o recolhimento da contribuição”, explica Santiago.

O DASN-MEI é a prestação de contas anual do faturamento do MEI. Nesse documento, o microempreendedor deve informar o valor total das vendas de produtos e da prestação de serviço no ano anterior e se teve empregado no período. O processo é totalmente online.

Todo o procedimento é feito no Portal do Empreendedor. Para preencher a declaração, o microempreendedor deve selecionar a opção ‘Já Sou MEI’ e clicar na opção ‘Faça sua Declaração Anual de Faturamento’.

Declaração de pessoa física A entrega da declaração Anual de Rendimento do MEI (DASN-MEI) é uma obrigação do microempreendedor individual como pessoa jurídica. O mesmo microempreendedor individual como pessoa física tem outro compromisso com a Receita, que é a entrega da declaração anual do imposto de renda. O prazo vai também até 31 de maio.

Está obrigado a entregar a declaração de imposto de renda pessoa física quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2020.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes