Boleto MEI 2021: saiba como regularizar dívidas até 31 de agosto

O microempreendedor individual que não pagar os débitos atrasados terá o valor inscrito em dívida ativa da União

Uma dúvida comum entre os microempreendedores individuais, é sobre como emitir o boleto MEI 2021 para quitar as dívidas atrasadas. Para você que está nesta situação, a Receita Federal estabeleceu um prazo para que os débitos sejam regularizados.

Diante disso, os empreendedores precisam fazer o pagamento até o dia 31, então, já está na hora de começar a se organizar para quitar essas dívidas, não é mesmo? Se você quer saber como emitir o boleto MEI 2021, continue conosco, pois vamos te explicar! 

Como saber quais débitos estão em cobrança? 

Mensalmente, o MEI precisa pagar uma guia chamada DAS (Documento de Arrecadação Simplificado), onde estão os impostos. Desta forma, o microempreendedor individual poderá negociar os seguintes débitos: 

    Imposto Sobre Serviços (ISS); Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS); INSS (Instituto Nacional do Seguro Social);

Então, para saber o que você deve pagar, basta fazer a consulta através  Programa Gerador de DAS do Microempreendedor Individual (PGMEI). Para acessar esse sistema,  é preciso ter um certificado digital ou código de acesso. Diante disso, siga os seguintes passos:

    clique na opção "Consulta Extrato/Pendências”; escolha a “Consulta Pendências no Simei”; 

Formas de pagar o boleto MEI  2021

Para fazer o pagamento até o dia 31, os empreendedores têm a opção de fazer o pagamento à vista ou de forma parcelada. Nestes dois casos, é preciso emitir o boleto MEI 2021, que se trata do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), que está atrasado. 

Caso sejam várias dívidas, o MEI pode solicitar o parcelamento e emitir um boleto MEI 2021 referente a primeira parcela. Mediante ao seu pagamento, será confirmado o parcelamento.

Mas isso somente pode ser feito enquanto os débitos não forem inscritos em Dívida Ativa da União. Caso já estão em dívida ativa, o recolhimento do débito de INSS deverá ser realizado em DAS DAU (documento específico para Dívida Ativa da União).

Por sua vez, o pagamento do ISS e ICMS diretamente em guia própria do Município ou Estado responsável pelo tributo.

Emissão do boleto MEI 202

Para aqueles que querem fazer o pagamento à vista, é possível fazer a emissão do boleto MEI 2021 através do aplicativo chamado App MEI. Essa plataforma também possibilita que o microempreendedor individual consulte o seu CNPJ MEI e acompanhe a situação mensal dos débitos tributários.

Assim, o empreendedor também pode verificar se há boleto MEI 2021 cujo pagamento não tenha sido efetuado. Outra opção é acessar o Portal do Empreendedor, clicar em "Já sou MEI" e escolher a opção "Pagamento de Contribuição Mensal". Assim, o MEI será direcionado ao programa gerador do boleto MEI 2021. 

Para a realização do parcelamento, o empreendedor deve acessar o Portal do Simples Nacional ou o Portal e-CAC. Diante disso, acesse o sistema escolhido e selecione os débitos para parcelar. Depois, preencha as informações solicitadas e faça a emissão do boleto MEI 2021 para pagar a primeira parcela. 

E se eu deixar de pagar?

Se o microempreendedor individual não regularizar a sua situação, pagando o boleto MEI 2021 até o dia 31 de agosto, a Receita Federal enviará o débito para a PGFN (Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional). Por conta disso, o valor devido será inscrito em dívida ativa a partir de setembro. 

Além da cobrança judicial da dívida, o MEI terá que pagar encargos que serão somados aos valores que estão em aberto, diante do não pagamento mensal do boleto MEI 2021. Esses encargos são os seguintes: 

    Dívida previdenciária (INSS) e demais tributos federais: acréscimo de 20% a título de encargos;  Dívida relativa a ISS e/ou ICMS: será transferida ao Município ou ao Estado, conforme o caso. Com isso, os encargos ficarão sob responsabilidade destes ente; 

Ao pagar o boleto MEI 2021 em dia, o microempreendedor individual também evita outras situações que podem prejudicar o empreendimento. Dentre elas, podemos citar:

    deixar de ser segurado do INSS, perdendo assim os benefícios previdenciários; ter seu Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) cancelado;  ser excluído dos regimes Simples Nacional e Simei pela Receita Federal, Estados e Municípios;  ter dificuldade na obtenção de financiamentos e empréstimos; dentre outras.

 

 LEIA TAMBÉM: Novo valor da contribuição do MEI: veja quanto fica sua mensalidade

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes