MEI pode comprar carro com até 30% de desconto; saiba como

São oportunidades fornecidas por montadoras que oferecem as vendas diretas, através de desconto do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS)

O empreendedor pode comprar seu carro com descontos do MEI de até 30%, em oportunidades fornecidas por montadoras que oferecem as vendas diretas, através de desconto do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Em 2019, elas representaram 45,67% dos emplacamentos do país.

 

Como funciona a aquisição de carros com descontos para MEI?

Assim, antes de realizar a compra, é importante pesquisar quais montadoras possuem a política de venda direta para empresas que oferecem os carros com desconto para MEI. Como não existe um valor preestabelecido, nem todas podem oferecer descontos. Os percentuais variam de 2,5% a 30%.

Dentre as regras para obter o desconto, é importante entender que o desconto não é aplicado para a revenda de automóveis. Portanto, o Conselho Nacional de Política Fazendária estipulou uma regra de que o proprietário permaneça com o veículo por, pelo menos, 12 meses. Além disso, o desconto só tem valor para a aquisição de carros 0km.

 

Carro para trabalho

Caso o empreendedor tenha o objetivo de comprar um carro para utilizar diretamente em suas atividades profissionais, pode conseguir descontos ainda maiores. Como o automóvel terá relação com o nome da empresa, é necessário cuidar da documentação e regularização do veículo. Afinal, em casos de inadimplência pode gerar restrições ao negócio, como é o caso de ter empréstimos negados.

De fato, o faturamento anual máximo permitido para quem é MEI é de R$ 81 mil reais, bem como o limite definido para compras é de 80% do valor arrecadado ao ano. Mas essa regra só se aplica e, situações de aquisição de mercadorias para a comercialização ou industrialização. Então, a compra de um carro não entra nessa regra.

Os atrasos no pagamento do veículo ou do licenciamento podem resultar em prejuízos para o MEI e a empresa. Por fim, o prazo para a entrega do automóvel adquirido pode demorar até 50 dias. Os principais documentos que o MEI deve ter em mão são:

  • Contrato social da empresa;
  • Inscrição Estadual;
  • E-CNPJ;
  • Documentos pessoais.

 

Leia também:

Aposentado pode abrir MEI: entenda como funciona

MEI: quais impostos devem ser pagos pelo empreendedor?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes