Brasil é campeão da Liga das Nações de Vôlei masculino 2021

Seleção brasileira vira jogo diante da Polônia em 3 sets a 1 e conquista seu primeiro título na nova Liga.

O Brasil é campeão da Liga das Nações de Vôlei masculino. Neste domingo (27), a seleção enfrentou a Polônia na grande final, em Rimini, na Itália, e conquistou seu primeiro título na competição ao vencer de virada por 3 sets a 1, com parciais de 22 x 25, 25 x 23, 25 x 16 e 25 x 14. Nas duas edições anteriores do torneio, em 2018 e 2019, a equipe brasileira sequer subiu ao pódio.

Brasil campeão da Liga das Nações de Volêi

O Brasil venceu a Liga das Nações de Vôlei masculino pela primeira vez em sua história. Nas duas primeiras edições, a equipe brasileira caiu nas semis e ficou com o quarto lugar. No entanto, se contabilizar os títulos da Liga Mundial, torneio que antecedeu a nova liga, o time canarinho chega a 10 troféus. Maior campeão da história do antigo torneio, os brasileiros não venciam a competição desde 2010.

A partida contra os poloneses marcou o encontro entre os atuais campeões olímpicos contra os mundiais. Logo após perder o primeiro set por 22 x 25, a equipe do Brasil conseguiu melhorar o desempenho nos sets seguintes e virou a partida em 3 a 1. Wallace fez o ponto do título, seu 22º na partida de hoje (27).

Com o troféu, a equipe brasileira chega aos jogos Olímpicos como um dos candidatos a medalha de ouro. A Liga das Nações foi o último e maior teste antes das Olímpiadas e, agora, o Brasil busca mais um título nos Jogos.

Na fase classificatória, o time venceu 13 partidas e perdeu apenas duas, para França e Rússia. Por fim, conseguiu duas ótimas atuações na semi e final, contra os franceses e poloneses e garantiram o campeonato.

Parciais da partida

  • 1º set: Brasil 22 x 25 Polônia
  • 2º set: Brasil 25 x 23 Polônia
  • 3º set: Brasil 25 x 16 Polônia
  • 4º set: Brasil 25 x 14 Polônia
Campeão da liga das nações de vôlei, brasil passou pela frança na semifinal
Campeão da liga das nações de vôlei, brasil passou pela frança na semifinal (foto: twitter/@volleyballworld)

Como funciona a Liga das Nações?

Criada em 2017, a Liga das Nações surgiu para substituir os torneios Grand Prix, que ocorriam no naipe feminino, e o Mundial, no masculino. O torneio reúne cerca de 16 seleções, filiadas à Federação Internacional de Voleibol (FIVB) em cada uma das categorias. Na primeira etapa, as equipes se enfrentam, sendo que as quatro melhores avançam à semifinal e, posteriormente, à grande final do torneio.

No vôlei masculino, o Brasil terminou a primeira fase com a primeira colocação e, por isso, enfrentou a França que avançou em quarto lugar. Já no naipe feminino, a equipe comandada por Zé Roberto avançou à semifinal em segundo lugar e pegou o Japão, terceiro colocado, na semi. No entanto, perdeu na final para os Estados Unidos.

Leia também: Quem ganhou o GP da Estíria na Fórmula 1? Veja a classificação – 27/6

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes