Grêmio está perto do 6º título de Copa do Brasil; veja o histórico

Maior finalista da história da Copa do Brasil, Tricolor Gaúcho pode empatar com o Cruzeiro como maiores campeões do torneio.

Chegar à final da Copa do Brasil é algo comum na história do Grêmio. Primeiro campeão do torneio, o Tricolor já disputou nove finais, contando com a atual diante do Palmeiras. A quantidade de decisões, fazem do Imortal o maior finalista do campeonato, desde que a competição iniciou em 1989. No entanto, o clube não é o maior detentor de títulos - possui cinco contra seis do Cruzeiro.  Confira aqui todos os títulos e finais do Grêmio na Copa do Brasil.

Títulos do Grêmio na Copa do Brasil

Com saldo positivo em finais, das oito que o Grêmio já jogou, o clube foi campeão em cinco (1989, 1994, 1997, 2001 e 2016), mas perdeu em três ocasiões (1991, 1993 e 1995). Agora em sua nona decisão, o clube precisa vencer o segundo jogo contra o Alviverde, no domingo (7), para ter chances de títulos, após perder na ida por 1 a 0.

Primeiro campeão da Copa do Brasil

A história do Grêmio com a Copa do Brasil começa com glórias desde o surgimento da competição. Em 1989, na primeira edição do torneio, o Tricolor faturou o título diante do Sport, de Recife, de maneira invicta.

Logo depois de empatarem em 0 a 0, na Ilha do Retiro, as equipes se enfrentaram pelo jogo da volta no antigo estádio gremista: o Olímpico. Jogando em casa, o Imortal venceu a partida por 2 a 1, com gols de Assis (irmão de Ronaldinho Gaúcho) e Cuca (atual treinador de futebol). Os pernambucanos ainda fizeram um gol de honra, marcado por Mazarópi, contra a própria a meta.

Grêmio venceu a primeira copa do brasil, em 1989
Grêmio venceu a primeira copa do brasil, em 1989 (foto: pelotadetrapoblog. Wordpress. Com)

Eliminação para o São Paulo em 1990

No ano seguinte, o Grêmio entrou como favorito da Copa do Brasil. Atuais campeões, o Tricolor passou pelo Joinville e enfrentou o São Paulo nas oitavas de final. Logo depois de empate em 1 a 1, no Olímpico, as equipes voltaram a ficar em igualdade no placar no segundo jogo. Desta vez, 0 a 0, no Morumbi, e a equipe paulista avançou por conta da regra do saldo qualificado.

Embora estivesse eliminado, o Imortal continuava invicto no torneio, pois empatou as duas partidas contra os são-paulinos.

Vice em 1991 com Felipão do outro lado

Finalista da Copa do Brasil em 1989, o Grêmio voltou a decisão depois de dois anos. Na final, o Imortal enfrentou o Criciúma do então treinador Felipão, que ainda iniciara sua caminhada como técnico.

As equipes se enfrentaram no primeiro jogo da final, no Estádio Olímpico, em partida que terminou empatada em 1 a 1. Na volta, os catarinenses jogaram em casa, no Estádio Eriberto Hulse, e precisavam apenas de um empate em 0 a 0, para levantarem a taça. Então, justamente o resultado que os mandantes precisavam aconteceu, e o Tricolor perdeu sua primeira final. No entanto, com dois empates, o clube manteve a invencibilidade no torneio, que cairia no ano seguinte.

Derrota para o Cruzeiro na final de 1993

Mantendo a média de uma final de Copa do Brasil a cada dois anos, o time de Porto Alegre voltou a disputar o título do torneio em 1993. Desta vez, o adversário na decisão foi o Cruzeiro, e o primeiro jogo terminou com um empate som gols.

A decisão final ficou para a segunda partida, em Belo Horizonte, e os mineiros abriram o placar com Roberto Gaúcho. No entanto, os visitantes chegaram ao empate com Pingo, resultado que dava o título para o Grêmio. Mas, Cleisson fez o segundo da Raposa que venceu a partida por 2 a 1 e conquistou o caneco. Pela segunda vez, o Imortal ficava com o vice.

Bicampeonato da Copa do Brasil em 1994

Logo depois de bater na trave duas vezes, em 1991 e 1993, o Grêmio finalmente conseguiu seu segundo título da Copa do Brasil. O adversário da terceira decisão do Tricolor, foi o Ceará. As equipes fizeram o primeiro jogo no Estádio Castelão, e com um empate sem gols, tudo ficou aberto para a volta.

Focado em conquistar o bicampeonato, o Imortal abriu o placar logo aos três minutos, com Nildo, gol que deu o título para os gaúchos, jogando em casa diante de 49.263 torcedores.

Terceiro título veio em 1994, diante do ceará
Terceiro título veio em 1994, diante do ceará (foto: reprodução/youtube)

Derrota para o Corinthians na final em 1995

Campeão da Libertadores em 1995, o Tricolor tinha o desejo de conquistar o tri da Copa do Brasil. No entanto, o Corinthians destruiu os sonhos do Imortal. Pelo terceiro ano consecutivo, o clube chegava à final do torneio, mas desta vez evolvido com a Libertadores, os gaúchos não conseguiram derrotar o Timão.

No primeiro jogo, Viola e Marcelinho Carioca fizeram para o Corinthians, mas Luís Carlos Goiano descontou para os gremistas. No segundo confronto, novamente Marcelinho Carioca marcou, e fez o único gol da partida. Vitória corintiana e primeiro título de Copa do Brasil do Timão.

O tri do Grêmio na Copa do Brasil de 1997

O Grêmio chegava a sua sexta final de Copa do Brasil, e desta vez a decisão era contra o Flamengo. Após empate no primeiro jogo, no Olímpico, o Tricolor precisaria de, no mínimo, um empate com gols no Maracanã, para ficar com o título. E, jogando fora de casa, o Imortal conseguiu ficar na igualdade contra o Rubro-negro.

João Antonio abriu o placar para os gaúchos, mas Lúcio e Romário viraram para os cariocas. No entanto, aos 35 minutos da segunda etapa, Carlos Miguel fez o gol do empate, que concretizou o terceiro título de Copa do Brasil do Grêmio.

Tite no comando do quarto título

Após ficar quatro anos sem chegar a final da Copa do Brasil, o Grêmio voltou a decisão em 2001. Mais uma vez o adversário foi o Corinthians, mas neste ano, os gaúchos deram o troco. Comandados por Tite, a equipe empatou o jogo de ida em 2 a 2, no Olímpico. No entanto, na volta, mesmo jogando fora de casa, o Tricolor venceu o Timão por 3 a 1, e conquistou seu quatro troféu.

Era Renato Gaúcho e 5º título de Copa do Brasil

Demorou cerca de 14 anos para que o Grêmio voltasse a uma final de Copa do Brasil. No entanto, em 2016 o Tricolor Gaúcho chegou e faturou seu quinto troféu.

Já comandada por Renato Gaúcho, a equipe eliminou o Cruzeiro na semifinal, e chegou à decisão com o Atlético-MG pela frente. No entanto, no primeiro jogo, a equipe de Renato, praticamente, colocou uma mão no caneco. Com gols de Pedro Rocha (2x) e Everton Cebolinha, os gaúchos venceram por 3 a 1, fora de casa, e jogaram a volta com a vantagem no placar.

Em sua arena, o Grêmio abriu o marcador com Bolaños, mas Cazares empatou para o Galo. Final do jogo: 1 a 1, e o Imortal conquistara seu quinto caneco de Copa do Brasil.

Grêmio conquistou seu quinto título de copa do brasil, em 2016
Grêmio conquistou seu quinto título de copa do brasil, em 2016 (foto: lucas uebel/grêmio)

Final contra o Palmeiras na Copa do Brasil 2020

Por fim, a última decisão do Grêmio na Copa do Brasil é a da temporada de 2020. Logo depois de perder o jogo de ida por 1 a 0, na Arena, o Tricolor terá que vencer o Palmeiras, no Allianz Parque, para ficar com o título.

As equipes voltam a se enfrentar no domingo (7), às 18h, e caso conquiste o caneco, o clube empata com o Cruzeiro no número de títulos da Copa do Brasil.

+ Palmeiras vence Grêmio por 1 a 0 no 1º jogo da final da Copa do Brasil

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes