Flamengo defende bom retrospecto contra argentinos na Libertadores

Nas oitavas de final da Libertadores contra o Racing, Flamengo tem o favoritismo ao seu lado e conta com a volta de dois titulares

O Flamengo já desembarcou na Argentina para enfrentar o Racing Club de Avellaneda, adversário do jogo de ida das oitavas de final da Libertadores 2020. A partida está marcada para terça-feira (24), às 21h30, no estádio El Cilindro, na região metropolitana de Buenos Aires. Para sair na frente, o rubro-negro conta com a volta de dois titulares, mas também com o histórico positivo contra argentinos na competição.

Flamengo contra argentinos na Libertadores

Ao longo das 16 participações do Flamengo na Libertadores, houve 11 confrontos contra clubes argentinos. O rubro-negro venceu seis deles, incluindo a decisão da edição do ano passado, contra o River Plate. Os hermanos venceram apenas duas vezes, e conseguiram três empates.

A primeira e única derrota do Flamengo para argentinos em jogos eliminatórios da Libertadores aconteceu em 1991. O adversário era o Boca Juniors, pelas quartas de final. No Maracanã, o time da casa comandado por Vanderlei Luxemburgo venceu por 2 a 1, com gols de Marquinhos e Gaúcho. Mas, no jogo de volta, Batistuta e Latorre decretaram a classificação xeneize com um 3 a 0 na Bombonera.

A outra derrota do Flamengo diante de argentinos na Libertadores aconteceu em 2017, quando o San Lorenzo venceu em casa de virada e eliminou o time carioca ainda na fase de grupos. Em 2018, o rubro-negro encarou o River Plate na fase de grupos e somou dois empates. No ano seguinte, portanto, o mesmo River tentou tirar o sonho do título, mas sofreu uma virada histórica nos minutos finais da decisão em Lima.

Contra o Racing, o Flamengo já fez 13 jogos, com cinco vitórias para cada lado e três empates. No entanto, a maioria dos encontros aconteceram em amistosos. O único duelo que valeu alguma coisa foi pela semifinal da Supercopa da Libertadores de 1992. Depois de um empate por 3 a 3, o rubro-negro perdeu por 1 a 0 na Argentina. O Racing avançou para a final, mas foi goleado pelo Cruzeiro, que ficou com o título.

Relacionados do Flamengo

Para tentar manter a escrita contra times argentinos na Libertadores, o Flamengo terá a volta de dois titulares no confronto desta terça-feira. Afinal, o atacante Gabigol e o lateral esquerdo Filipe Luís estão recuperados de lesão e viajaram com o grupo que estará à disposição do técnico Rogério Ceni.

Ainda assim, o Flamengo continua com três desfalques importantes. O atacante Pedro e o zagueiro Rodrigo Caio ainda estão se recuperando de lesões. Além disso, o volante Thiago Maia fará uma cirurgia no joelho e ainda não tem prazo para retornar aos gramados.

Preparação do Racing

Adversário do Flamengo nas oitavas de final da Libertadores, o Racing não vive bom momento. Dentro de campo, o time de Avellaneda vem de quatro derrotas seguidas. Assim, sem vencer há mais de um mês, ocupa a lanterna de seu grupo no Campeonato Argentino.

Além disso, o Racing vive uma crise também fora de campo. Afinal, o ex-atacante Diego Milito, ídolo do clube, deixou o cargo de diretor técnico. Em uma longa carta de demissão, Milito explicou que “não compartilha o modelo e as ideias do presidente do clube”.

Na preparação para enfrentar o Flamengo pela Libertadores, o técnico Sebastian Beccacece não poderá contar com o atacante Jonathan Cristaldo, ex-Palmeiras, diagnosticado com covid-19. Além disso, o Racing ainda perdeu outros quatro jogadores com problemas físicos.

Próximos jogos do Flamengo

Em seguida ao jogo contra o Racing pela Libertadores, o Flamengo terá a semana cheia antes da partida de volta, marcada para o dia 1º de dezembro. O próximo jogo do rubro-negro pelo Brasileirão será somente no dia 5 do próximo mês, contra o Botafogo. Caso avance às quartas de final da Libertadores, o Flamengo enfrenta Internacional ou Boca Juniors a partir do dia 8 de dezembro.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes