Fórmula 1 confirma Sprint Race no Brasil em 2022; veja o calendário

Grande Prêmio da Imola, Áustria e Brasil contarão com a corrida de classificação para definir o grid de largada do domingo nesta temporada

Enquanto os fãs aguardam para o início da nova temporada, a Comissão da Fórmula 1 divulgou nesta segunda-feira, 14/02, as novidades para o calendário da competição em 2022. Três etapas este ano terão a Sprint Race, ou corrida de classificação, incluindo Imola (Itália), Áustria e Brasil, além de alterações entre as pontuações. Confira a seguir tudo sobre a Spritn Race na Fórmula 1 as principais mudanças.

GP do Brasil na Fórmula 1 vai ter Sprint Race em 2022

A Comissão da Fórmula 1 anunciou nesta segunda as principais mudanças para a nova temporada da modalidade. Em 2022, serão três etapas com a Sprint Race nos Grandes Prêmios da Emilia Romagna, da Áustria e de São Paulo, como forma de definir o grid de largada da corrida de domingo.

No ano passado, a Fórmula 1 realizou também três provas, em Silverstone, Monza e Brasil, em formato experimental, onde os pilotos disputavam na sexta o treino classificatório, para definir a largada de cada participante na Sprint Race. No sábado, a corrida de classificação acontecia por cerca de 25 a 30 minutos para definir o grid de largada do Grande Prêmio no domingo.

Em 2022, entretanto, a F1 optou por mudanças na Sprint Race. Além de definir as provas que receberão a Sprint, o sistema de pontuação também está diferente. Agora, os oito primeiros colocados ganham pontos, sendo o primeiro colocado da Sprint faturando 8 pontos, o segundo 7, o terceiro 6 e assim sucessivamente até o oitavo com 1 ponto.

Além disso, o piloto que terminar com o melhor tempo na qualificação, a corrida da sexta-feira, será o pole position. Por fim, a Comissão determinou

 

GP da Emilia-Romagna 

  • Treino Livre 1, 2 e treino classificatório (22 e 23 de abril)
  • Sprint Race (23 de abril)
  • Corrida no domingo (24 de abril)

GP da Áustria

  • Treino Livre 1, 2 e treino classificatório (8 e 9 de julho)
  • Sprint Race (9 de julho)
  • Corrida no domingo (10 de julho)

GP do Brasil/São Paulo

  • Treino Livre 1, 2 e treino classificatório (11 e 12 de novembro)
  • Sprint Race (12 de novembro)
  • Corrida no domingo (13 de novembro)
Sprint race fórmula 1
Gp de são paulo vai receber a corrida sprint em 2022. Foto: reprodução / fórmula 1 oficial

Quando começa a Fórmula 1 em 2022?

A temporada 2022 da Fórmula 1 vai começar com o treino livre do GP do Bahrein em 18 de março, no Oriente Médio, pelo Circuito Internacional do Bahrein. Serão três treinos livres e o treino de classificação, a clássica corrida com os três Q's onde o vencedor da volta mais rápida se garante em primeiro lugar no grid de largada do Grande Prêmio de domingo.

O campeonato este ano contará com 23 corridas, tornando-se o maior da história. Além disso, 2022 vai contar com a estreia do GP de Miami, em 8 de maio, enquanto Cingapura, Melbourne e Montreal estão de volta ao calendário oficial da modalidade depois de ficarem de fora no ano passado por conta da pandemia do Covid-19.

A final, entretanto, será definida em Abu Dhabi, assim como foi em 2021, em 20 de novembro.

A novidade para o regulamento da Fórmula 1 este ano fica por conta das mudanças na pontuação. Agora, a corrida precisa ter duas voltas sem o Safety Car ou Virtual Safety Car pelo líder para contar os pontos aos participantes. Se o primeiro colocado fizer duas voltas mas menos de 25% do que da distância, a pontuação será 6 pontos para ele, enquanto o segundo 4, o terceiro 3, o quarto 2 e o quinto colocado 1.

Depois, no caso do líder ter feito 25% da corrida, mas menos de 50% da distância programada aí será 13 pontos para ele, 10 para o segundo, 8 ao terceiro, 6 para o quarto, 5 para o quinto e assim sucessivamente até o nono com 1 ponto ganho.

Por fim, em caso de 50% mas menos de 75% da distância, ai a pontuação aumenta para 19 pontos, 14, 12, 9, 8, 6, 5, 3, 2 e 1 até o décimo colocado.

 

Leia também:

Quando vai começar a Fórmula 1 em 2022? Confira o calendário

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes