Conheça todos os campeões da Copa Sul-Americana

Apenas quatro times brasileiros aparecem na lista de campeões

A Sul-Americana, competição secundária da Conmebol, pode não ter o mesmo peso que a Libertadores, mas reúne também grandes histórias e belíssimos confrontos. Até o momento, somente quatro times brasileiros levantaram a taça. Confira todos os campeões da Copa Sul-Americana e saiba quem lidera o ranking.

A competição surgiu em 2002 a fim de suceder a Copa Mercosul e a Copa Merconorte, deixadas de lado por suas federações. Os brasileiros entraram no ano seguinte, enquanto de 2005 até 2008 times da Concacaf passaram a integrar o quadro de participantes também, sendo o Pachuca o primeiro e único elenco da América do Norte, Central e o Caribe a conquistar um título.

Hoje, são 56 clubes do continente sul-americano que garantem a vaga através de seu desempenho nos campeonatos, onde o campeão tem a oportunidade de disputar a Libertadores no próximo ano e também a Recopa.

Quem são os campeões da Copa Sul-Americana

As equipes Boca Juniors e Independiente, da Argentina, são os maiores campeões da Sul-Americana com dois títulos cada. O grupo de La Bombonera ganhou em 2004 e 2005, enquanto o clube de Avellaneda, província de Buenos Aires, levou em 2010 e 2017.

Confira a seguir todo os campeões da Copa Sul-Americana na história.

  • Independiente del Valle, Athletico PR, Boca Juniors e Independiente - 2 títulos
  • Defensa y Justicia, River Plate, Lanús, LDU Quito, Arsenal de Sarandí e San Lorenzo - 1 título
  • Cienciano - 1 título
  • Pachuca - 1 título
  • Internacional, São Paulo e Chapecoense - 1 título
  • Universidad de Chile - 1 título
  • Santa Fé - 1 título

Quais times brasileiros já ganharam a Sul-Americana?

Somente quatro clubes brasileiros conquistaram a segunda taça mais importante do futebol na América do Sul, sendo Internacional, São Paulo, Athletico-PR e Chapecoense.

O primeiro a conquistar o honorário de campeão foi o Internacional em 2008 após superar o Estudiantes. O confronto de ida teve a vitória dos gaúchos enquanto na volta o empate em 1 a 1 garatniu o título para os brasileiros por conta do placar agregado.

Em 2012, chegou a vez do São Paulo ganhar o seu primeiro troféu da Sul-Americana. No primeiro jogo, o empate sem gols na Argentina. Na volta, o tricolor venceu por 2 a 0 com astros no elenco como Lucas, Paulo Henrique Ganso, Luís Fabiano, Paulo Miranda e Rogério Ceni sob o comando de Ney Franco.

Com o acidente aéreo com o avião da Chapecoense em 2016, que resultou na morte de 71 pessoas, a Conmebol definidiu a equipe de Chapecó como a grande campeã da Sul-Americana daquele ano.

Por fim, em 2018, o Athletico-PR consagrou-se pela primeira vez ao derrotar o Junior Barranquilla. Em ambos os jogos, o placar de 1 a 1. Com isso, os pênaltis deram o prêmio para o elenco do Paraná que tinha Pablo, Thiago Heleno, Bruno Guimarães, Renan Lodi e Rony, com o trabalho de Tiago Nunes.

Além disso, Fluminense, Goiás, Ponte Preta e Flamengo já disputaram a final, mas perderam para LDU Quito, Independiente, Lanús e Independiente respectivamente.

Campeões da copa sul-americana
São paulo foi campeão em 2012. Foto: rubens chiri/saopaulofc. Net

 

+ Quanto custa uma viagem para a final da Sul-Americana em 2021?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes