Final da Sul-Americana é sempre no mesmo estádio que a Libertadores?

Competições são realizadas pela Conmebol, entidade que organiza o futebol sul-americano entre as equipes

A Copa Libertadores e Sul-Americana, competições realizadas pela Conmebol, reúnem todos os anos duas equipes para disputar o título de melhor elenco em todo o continente da América do Sul. Ambas possuem o mesmo objetivo mas com diferenças entre si, incluindo o palco das finais. Dessa maneira, surge a questão: a final da Sul-Americana é realizada no mesmo estádio que a final da Libertadores?

As finais da Copa Sul-Americana são sempre no mesmo Estádio que a Libertadores?

Não, as finais da Copa Sul-Americana e da Libertadores não são realizadas sempre no mesmo estádio. Desde o lançamento de cada uma das competições, dois jogos aconteciam na final, ou seja, cada confronto na casa de um dos finalistas da edição. Mesmo a partir de 2019, quando as finais passaram a ser em jogo único, as decisões da Sul-Americana e Libertadores ainda assim aconteceram em estádios diferentes.

Entretanto, em 2021, a Conmebol optou por realizar as finais da Sul-Americana e Libertadores no mesmo estádio devido as complicações da pandemia do Covid-19 visando facilitar para todos os envolvidos desde jogadores até profissionais que trabalham no evento.

Em 2012, entretanto, houve uma exceção pela final entre Tigres e São Paulo na disputa da Sul-Americana. O primeiro jogo aconteceu no Estádio La Bombonera, a casa do Boca Juniors, já que o time do Tigres, da Argentina, não possui o seu próprio estádio.

Onde será a final da Copa Sul-Americana e Libertadores em 2021?

O Estádio Centenário em Montevidéu, no Uruguai, será a casa da final da Libertadores e Sul-Americana em 2021. Em 2021, o estádio completou 90 anos, e agora, vai receber a disputa das maiores competições de futebol da América do Sul.

O espaço foi inaugurado em 18 de julho de 1930, idealizado pelo arquiteto Juan Antonio Scasso. Em 1983 um Monumento Histórico do Futebol Mundial. Em 1930, a FIFA realizou a sua primeira Copa do Mundo no Uruguai e, consequentemente, o Centenário foi o escolhido para receber grandes disputas em campo. Ao fim, Argentina e Uruguai disputaram o primeiro título de seleções onde os anfitriões garantiram a taça.

Quando vai ser a final da Libertadores e da Sul-Americana?

O Palmeiras vai enfrentar o Flamengo na grande final da Libertadores 2021. De um lado, o alviverde venceu o Atlético-MG após ficar no empate pelo jogo de volta no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, ao contar com a vantagem com o gol fora de casa.

Do outro lado, o Flamengo venceu o Barcelona de Guayaquil e, agora, garantiu a classificação para enfrentar o alviverde no Uruguai no dia 27 de novembro.

Esta é a terceira vez que se enfrentam em uma final, tendo o clube carioca a vantagem com dois títulos conquistados diante do Palmeiras. Por fim, ambas as equipes buscam o seu terceiro título da Libertadores. A final vai acontecer em 27 de novembro de 2021 no Estádio Centenário.

Enquanto isso, na final da Copa Sul-Americana, também teremos um confronto brasileiro para assistir. O elenco paulista do Bragantino busca pela primeira vez um título internacional para chamar de seu, enquanto o Athletico Paranaense contabiliza uma conquista em 2018 em cima do Junior Barranquilla.

A final está marcada para o dia 20 de novembro de 2021 no Estádio Centenário, no Uruguai pela capital de Montevidéu. A Conmebol ainda não se posicionou sobre a presença de público mas, devido ao avanço de vacinados no país, é provável que ingressos sejam colocados à venda para os torcedores.

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes