Final da Sul-Americana é sempre no mesmo estádio que a Libertadores?

Competições são realizadas pela Conmebol, entidade que organiza o futebol sul-americano entre as equipes

A Copa Libertadores e Sul-Americana, competições realizadas pela Conmebol, reúnem todos os anos duas equipes para disputar o título de melhor elenco em todo o continente da América do Sul. Ambas possuem o mesmo objetivo mas com diferenças entre si, incluindo o palco das finais. Dessa maneira, surge a questão: a final da Sul-Americana é realizada no mesmo estádio que a final da Libertadores?

As finais da Copa Sul-Americana são sempre no mesmo Estádio que a Libertadores?

Não, as finais da Copa Sul-Americana e da Libertadores não são realizadas sempre no mesmo estádio. Desde o lançamento de cada uma das competições, dois jogos aconteciam na final, ou seja, cada confronto na casa de um dos finalistas da edição. Mesmo a partir de 2019, quando as finais passaram a ser em jogo único, as decisões da Sul-Americana e Libertadores ainda assim aconteceram em estádios diferentes.

Entretanto, em 2021, a Conmebol optou por realizar as finais da Sul-Americana e Libertadores no mesmo estádio devido as complicações da pandemia do Covid-19 visando facilitar para todos os envolvidos desde jogadores até profissionais que trabalham no evento.


Em 2012, entretanto, houve uma exceção pela final entre Tigres e São Paulo na disputa da Sul-Americana. O primeiro jogo aconteceu no Estádio La Bombonera, a casa do Boca Juniors, já que o time do Tigres, da Argentina, não possui o seu próprio estádio.

Onde será a final da Copa Sul-Americana e Libertadores em 2021?

O Estádio Centenário em Montevidéu, no Uruguai, será a casa da final da Libertadores e Sul-Americana em 2021. Em 2021, o estádio completou 90 anos, e agora, vai receber a disputa das maiores competições de futebol da América do Sul.

O espaço foi inaugurado em 18 de julho de 1930, idealizado pelo arquiteto Juan Antonio Scasso. Em 1983 um Monumento Histórico do Futebol Mundial. Em 1930, a FIFA realizou a sua primeira Copa do Mundo no Uruguai e, consequentemente, o Centenário foi o escolhido para receber grandes disputas em campo. Ao fim, Argentina e Uruguai disputaram o primeiro título de seleções onde os anfitriões garantiram a taça.


Quando vai ser a final da Libertadores e da Sul-Americana?

O Palmeiras vai enfrentar o Flamengo na grande final da Libertadores 2021. De um lado, o alviverde venceu o Atlético-MG após ficar no empate pelo jogo de volta no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, ao contar com a vantagem com o gol fora de casa.

Do outro lado, o Flamengo venceu o Barcelona de Guayaquil e, agora, garantiu a classificação para enfrentar o alviverde no Uruguai no dia 27 de novembro.

Esta é a terceira vez que se enfrentam em uma final, tendo o clube carioca a vantagem com dois títulos conquistados diante do Palmeiras. Por fim, ambas as equipes buscam o seu terceiro título da Libertadores. A final vai acontecer em 27 de novembro de 2021 no Estádio Centenário.

Enquanto isso, na final da Copa Sul-Americana, também teremos um confronto brasileiro para assistir. O elenco paulista do Bragantino busca pela primeira vez um título internacional para chamar de seu, enquanto o Athletico Paranaense contabiliza uma conquista em 2018 em cima do Junior Barranquilla.

A final está marcada para o dia 20 de novembro de 2021 no Estádio Centenário, no Uruguai pela capital de Montevidéu. A Conmebol ainda não se posicionou sobre a presença de público mas, devido ao avanço de vacinados no país, é provável que ingressos sejam colocados à venda para os torcedores.

 

Você pode gostar também