Quem é o dono da Inter de Milão? Conheça o bilionário chinês

Comandando as ações da equipe italiana desde 2016, a empresa chinesa investe milhões todos os anos dentro e fora de campo

Integrando a seleta lista de vencedores da Champions League, a Inter de Milão é considerada uma das maiores equipes do mundo. Assim como grandes times do futebol, o elenco italiano também possui como proprietário um bilionário. Em 2016, a empresa chinesa Suning Holdings Group adquiriu as ações completas, investindo milhões tanto dentro quanto fora de campo. Mas, afinal, quem é o dono da Inter de Milão? 

Quem é o dono da Inter de Milão? Conheça Zhang Jindong

Diferente do que muitos pensam, Zhang, de 58 anos, não vem de uma família rica. Nascido em Nanjing, na China, começou no mundo dos negócios com seu irmão, o também bilionário Zhang Guiping. Na Universidade Normal de Nanjing, formou-se em Artes e Ciências, integrando o mundo empresarial rapidamente.

Hoje, Zhang é presidente da Suning.com, uma das maiores lojas varejistas de eletrodomésticos da China, segundo a Forbes. É casado e possui dois filhos. Em 2021, integrou em 329º lugar a lista dos bilionários, além de aparecer em 56ª posição na lista dos homens mais ricos da China.

Sem titulo 58
Antonio conte e zhang jindong (inter de milão oficial / @inter)

Qual é a fortuna do dono da Inter de Milão?

De acordo com a revista Forbes, o patrimônio de Zhang Jindong  é de $7.1 bilhões de dólares. O chinês é dono da Suning, empresa que coordena empresas varejistas ao redor da China, além de também integra o meio esportivo, sendo dono da Inter de Milão e anteriormente do Jiangsu Suning, da China.

Em 2018, segundo a revista americana, a Suning Sports Media Group recebeu $ 600 milhões em dólares em financiamentos, um faturamento altíssimo e que mostra os resultados de investimentos.

 

Sem titulo 57
Fortuna do bilionário chinês desde 2019 em dólares (forbes site oficial / reprodução)

Inter de Milão na era Jindong

Em 2016, a empresa Suning, do chinês Zhang Jindong, comprou 70% da Inter de Milão pelo valor estimado de 280 milhões de euros, ou seja, mais de R$970 milhões, segundo números da BBC. Quando adquiriu as ações da equipe italiana, a Suning assumiu previamente as dívidas do clube sob o valor de 230 milhões de euros. Hoje, Steven Zhangg, filho de Zhang, é o atual presidente da Inter.

Fora de campo, os investimentos valem ouro, atraindo cada vez mais jogadores importantes para o plantel da Inter de Milão como Lukaku, Vidal, Lautaro Martínez, Eriksen e Perisic. Entretanto, no quesito troféus, a Inter de Milão deixa a desejar, já que conquistou apenas um Campeonato Italiano em 2021. Porém, em campo, mostra cada vez mais um excepcional futebol com astros em campo sob o comando do experiente treinador Antonio Conte.

Sem titulo 56
Zhang jindong e antonio conte, técnico da inter em 2019 (inter de milão oficial / @inter)

 

+ Quem é o dono do Chelsea? Conheça a história do bilionário russo

Qual é a fortuna de Nasser Al-Khelaifi, dono do PSG?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes