Supercopa do Brasil 2022: data e quais times disputam

Atlético Mineiro venceu o Brasileirão e já está confirmado para a grande final da Supercopa; outro finalista vem da Copa do Brasil

O Atlético-MG, campeão do Brasileirão, é o primeiro confirmado na Supercopa do Brasil a ser realizada no ano que vem. O torneio reúne os campeões da liga nacional eda Copa do Brasil em busca do troféu para começar o novo ano com o pé direito. Com as preparações, saiba a data da Supercopa do Brasil em 2022, quais times vão participar e como funciona.

Qual é a data da Supercopa do Brasil em 2022?

Até o momento, a Supercopa do Brasil ainda não tem data definida e muito menos o horário. No entanto, a edição passada do torneio foi realizada em 11 de abril de 2021, em um domingo na parte da manhã.

Por isso, levando em consideração as informações, é provável que a competição também seja realizada entre abril e maio do ano que vem entre os dois finalistas da temporada.

A Supercopa do Brasil sempre é realizada um ano depois da temporada em questão, ou seja, a final de 2021 será realizada somente em 2022, assim como foi no ano passado entre Flamengo e Palmeiras, campeão do Brasileirão e Copa do Brasil respectivamente.

Quais times disputarão a Supercopa do Brasil?

O Atlético-MG garantiu a vaga na Supercopa do Brasil de 2022 depois de vencer o Campeonato Brasileiro. O time mineiro venceu o Bahia em partida atrasada da 32ª rodada e, de maneira antecipada, levantou o caneco depois de 50 anos, o bicampeonato.

Porém, o elenco comandado por Cuca ainda não conhece o seu adversário. Do outro lado, é o campeão da Copa do Brasil que ganha o direito de disputar a Supercopa. Entretanto, o Galo disputa a final deste ano contra o Athletico-PR em 12 e 15 de dezembro, o que causou tamanha dúvida e confusão aos torcedores.

De acordo com o regulamento da CBF publicado em site oficial, o artigo 1 no capítulo 1 indica que, caso o mesmo clube conquiste a vaga nos dois critérios, então é o vice-campeão do Brasileirão quem joga a decisão. Dessa maneira, é o Flamengo quem se classifica caso o Galo seja campeão também na Copa do Brasil.

Confira o capítulo 1 no regulamento da Supercopa para entender melhor a informação.

Supercopa do brasil 2022 data
Regulamento da cbf indica que vice-campeão do brasileirão garante a vaga. Foto: reprodução / cbf

Qual é a premiação da Supercopa?

Além de faturar a belíssima taça, modelo único e exclusivo do torneio, o vencedor da Supercopa também ganha o título de campeão, medalhas douradas para todos os atletas, comissão técnica e dirigentes, e um alto valor em dinheiro aos cofres do clube.

Assim como a data, a premiação também não foi divulgada pela federação brasileira. No entanto, os números da edições anteriores podem ser comparados.

Em 2021, o Flamengo ganhou R$5 milhões, de acordo com o portal Globo Esporte. O vice leva a fatura de 2 milhões, o que também é uma boa quantia. Em 2020, o valor foi o mesmo atribuído aos times.

 

Leia também:

Verstappen precisa do que para ser campeão da F1 na Arábia Saudita?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes