Tabela da Copa América 2021: classificação e jogos da última rodada

Seis seleções já estão garantidas nas quartas de final do torneio, que terá a última rodada da fase de grupos realizada neste domingo (27) e segunda (28).

O Grupo A da Copa América 2021 concluiu nesta quinta-feira, 24 de junho, os jogos da 4ª rodada do torneio. Agora, faltam apenas mais uma  rodada válida pela fase de grupos para definir-se todos os classificados às quartas de final da competição. Até o momento, seis seleções já garantiram uma das oito vagas destinadas à próxima fase, sendo que as duas restantes serão decididas nos próximos jogos. Confira então como está a tabela da Copa América 2021.

Quais as seleções classificadas?

Com 100% de aproveitamento, a Seleção Brasileira garantiu sua classificação na 3ª rodada, mesmo sem entrar em campo. O time canarinho ainda está com a vaga e a primeira posição do Grupo B confirmadas. Isso porque, com a vitória diante da Colômbia no último confronto, o time de Tite chegou aos nove pontos e não pode ser alcançado por nenhuma outra equipe da chave.

Já os colombianos também se garantiram nas quartas de final, com quatro pontos. A seleção não atua na última rodada, mas embora possa ser ultrapassada na tabela de classificação da Copa América 2021, não chega à última posição da chave. Peru, Equador e Venezuela, brigam então pelas duas últimas vagas que sobraram.

Seleção brasileira se garantiu nas quartas de final com a primeira posição do grupo
Seleção brasileira se garantiu nas quartas de final com a primeira posição do grupo (foto: lucas figueiredo/cbf)

Por outro lado, no Grupo A, todos os quatro classificados já estão definidos. Logo após a conclusão da 3ª rodada, Argentina e Chile garantiram suas vagas nas quartas de final. No entanto, com o triunfo de Uruguai e Paraguai na 4ª rodada, ambas as seleções também conquistaram suas classificações.

Com nenhum ponto , a Bolívia encerra sua participação na Copa América 2021 na próxima partida, mas em confronto contra a Argentina, na tabela dos últimos jogos da fase de grupos.

Tabela da última rodada da Copa América 2021

Grupo A - 28/6

  • Uruguai x Paraguai - Estádio Nilton Santos, às 21h
  • Argentina x Bolívia - Arena Pantanal, às 21h

Grupo B - 27/6

  • Venezuela x Peru - Mané Garrincha, às 18h
  • Brasil x Equador - Estádio Olímpico, às 18h
Uruguai conquistou sua vaga ao vencer a bolívia na tabela de jogos da 4ª rodada da copa américa 2021
Uruguai conquistou sua vaga ao vencer a bolívia na tabela de jogos da 4ª rodada da copa américa 2021 (foto: twitter/@uruguay)

Classificação da Copa América

Grupo A

Argentina 7 pts
Paraguai 6 pts
Chile 5 pts
Uruguai 4 pts
Bolívia 0 pt

Grupo B

Brasil 9 pts
Colômbia 4 pts
Peru 4 pts
Equador 2 pt
Venezuela 2 pt

*Em negrito, seleções já classificadas às quartas de final da Copa América 2021

No Grupo A, embora as quatro seleções classificadas já estejam definidas, o jogo da tabela da última rodada definirá a posição final de cada seleção na chave, para as quartas de final da Copa América 2021. Por outro lado, no B, a liderança já está garantida com o Brasil, mas a última rodada definirá a posição das equipes restantes.

Chile não joga a 5ª rodada da copa américaChile não joga a 5ª rodada da Copa América (Foto: Twitter/@LaRoja)

Como funciona o chaveamento da Copa América 2021?

As quatro primeiras equipes de cada grupo avançam às quartas de final. Na fase eliminatória, o primeiro colocado do Grupo A enfrenta o quarto do B e assim sucessivamente. Os confrontos ficam da seguinte maneira: 1A x 4B, 2A x 3B, 1B x 4A e 2B x 3A.

Em jogo único, o empate leva a disputa para os pênaltis e os vencedores de cada duelo avançam à semifinal e, por fim, à grande final no dia 10 de julho.

Quartas de final

1: 2º Grupo B x 3º Grupo A
2:  Brasil (1º B) x 4º Grupo A
3: 2º Grupo A x 3º Grupo B
4: 1º Grupo A x 4º Grupo B

Semifinais

S1: vencedor Jogo 1 x vencedor Jogo 2
S2: vencedor Jogo 3 x vencedor Jogo 4

Final
Vencedor S1 x Vencedor S2

+ Próxima rodada do Brasileirão 2021: datas, horários e jogos

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes