Camisas do Corinthians: 7 uniformes históricos do Timão

Timão coleciona uniformes históricos com grande representatividade para os torcedores; relembre alguns modelos de camisas que marcaram época no clube Alvinegro.

O Corinthians coleciona diversas camisas que marcaram época no clube em seus 110 anos de história. Seja na cor branca (tradicional), preta, vermelha e até bege, os uniformes do Timão costumam carregar diversas curiosidades desde a sua fundação. Confira aqui, as principais camisas do Corinthians.

Primeira camisa do Corinthians não era branca

Hoje é até difícil imaginar o Corinthians com uma camisa que não seja nas tradicionais cores brancas e pretas. No entanto, o primeiro uniforme do clube possuía a cor bege, com golas e punhos pretos.

A cor branca só virou a oficial da equipe no ano de 1914. Isso porque com as frequentes lavagens na camisa, o bege ia desbotando e embranquecia. Então, sem dinheiro para comprar novas vestimentas, o clube adotou o branco em seu uniforme número 1, cor que predomina o fardamento corintiano até os dias atuais.

Primeira camisa do corinthians não era branca, mas sim bege
Primeira camisa do corinthians não era branca, mas sim bege (foto: reprodução/ acervo nágela gaia)

Sem muitos registros da época, não havia a certeza se o bege era realmente a cor do uniforme da equipe. Isso porque, o Corinthian-Casuals, da Inglaterra, clube que inspirou a criação do Timão, jogava com camisas brancas. Mas uma foto de 1914 em jogo diante da Germânia, confirmou a teoria, visto que a seleção europeia jogava com camisas brancas e é possível perceber o contraste na imagem dos uniformes, mesmo que estejam em preto e branco.

Camisa preta com listras surgiu como forma de protesto

A camisa 2 do Corinthians tradicionalmente é preta, com listras em branco. No entanto, você sabia que ela surgiu devido a um protesto? Pois bem, o Timão usou a camisa pela primeira vez no dia 14 de fevereiro de 1915, na vitória por 2 a 1 diante do Caçapavense. Naquele ano, a Liga Paulista impediu a equipe de atuar na primeira divisão do futebol da elite paulistana por ter um jogador negro no elenco.

Então, o clube criou a vestimenta como forma de protesto, camisa essa que o Alvinegro voltou a usar somente em 1935, em amistoso contra o River Plate. No entanto, a agremiação adotou o uniforme como  sua segunda camisa oficial só no final da década de 40. Em 2015, o Corinthians laçou um modelo retro comemorativo, semelhante ao usado 100 anos antes.

Camisa preta com listras brancas surgiu como forma de protesto
Camisa preta com listras brancas surgiu como forma de protesto (foto: twitter/@corinthians)

Camisa do Corinthians grená em homenagem ao Torino

A camisa grená usada pelo Corinthians em 2011 foi um sucesso entre os torcedores. A vestimenta possuía a imagem de São Jorge desenhado na altura do peito e marcou um ano em que o clube conquistou seu quinto título brasileiro. Entretanto, a primeira vez que o Alvinegro usou o uniforme dessa cor, ocorreu muitos anos antes, e o motivo tem uma intenção especial.

No dia 4 de maio de 1949, a equipe do Torino voltava à Itália após fazer um amistoso diante do Benfica, para a despedida de Francisco Ferreira, em Portugal. No entanto, ao retornarem, o espaço aéreo italiano indicava um denso nevoeiro, que prejudicava a visibilidade do piloto. Por isso, o comandante Pierluigi Meroni decidiu realizar os procedimentos de aterragem. Mas durante a manobra, a aeronave bateu em cheio no muro terrapleno da Basílica de Superga, matando instantaneamente todos a bordo.

Camisa grená usada em 2011 fazia alusão à vestimenta usada em 1949
Camisa grená usada em 2011 fazia alusão à vestimenta usada em 1949 (foto: daniel augusto jr/corinthians)

No total, 31 pessoas morreram no acidente conhecido como Tragédia de Superga. Entre as vítimas, estava o craque da seleção da italiana, Valentino Mazzola, um dos maiores atletas da época. Então, para homenagear o clube, o Corinthians jogou com uma camisa grená, cores do time do Torino, em amistoso contra a Portuguesa, no ano do acidente.

Uniforme da conquista do primeiro mundial

Ser campeão do Mundial de Clubes da FIFA é uma sensação que o torcedor corintiano já viveu por duas vezes. Em 2000, ano de sua primeira conquista, o clube precisou fazer alterações eu seu uniforme para a disputa do torneio. Isso porque a equipe brasileira do Vasco da Gama, também possuía a cor branca predominante em seu primeiro uniforme. Então, os paulistas adotaram listras verticais pretas na camisa, e brancas no calção.

Até então, o clube sempre atuava com o uniforme branco e os calções nas cores preta. No entanto, a mudança "deu sorte" ao clube que faturou o Mundial, e atualmente é comum ver a equipe jogar com essa combinação em algumas partidas.

Corinthians venceu seu primeiro mundial com camisa e calções em branco, com detalhes pretos
Corinthians venceu seu primeiro mundial com camisa e calções em branco, com detalhes pretos (foto: site oficial/corinthians. Com. Br)

Lançamento da camisa do Corinthians roxa

A equipe Alvinegra lançou no ano de 2008 uma camisa totalmente diferente desde a sua fundação. Com o objetivo de divulgar que o corintiano é o único "torcedor roxo", o clube lançou uma camisa em roxo. Embora a cor não esteja entre as oficiais do time, o torcedor gostou da vestimenta, que apareceu em alguns duelos do Corinthians naquele ano.

Para homenagear seu torcedor, corinthians lançou camisa roxa em 2008
Para homenagear seu torcedor, corinthians lançou camisa roxa em 2008 (foto: divulgação/zdl sports)

Uniforme do Mundial de 2012

Outra camisa do Corinthians que marcou uma geração foi a usada pelo clube na final do Mundial de 2012. A tradicional vestimenta era predominantemente branca, mas como detalhes em preto na gola e nas mangas. Produzido pela marca de material esportivo da Nike, a camisa ainda tinha o patrocínio do banco da Caixa Econômica Federal.

O uniforme está eternizado na memória do torcedor alvinegro, graças ao gol de cabeça marcado por Guerreiro, que sacramentou a vitória do Timão diante do Chelsea, conquistando seu segundo título do Mundial.

Conquista do mundial de 2012, marcou uniforme do timão com patrocínio da caixa
Conquista do mundial de 2012, marcou uniforme do timão com patrocínio da caixa (foto: daniel augusto jr/corinthians)

Camisa em homenagem ao Corinthian-Casuals

Em 2020, o Corinthians voltou a agitar entre os modelos de camisa com o lançamento de seu terceiro uniforme, em homenagem ao Corinthian-Casuals Football Club, clube inglês, que inspirou a criação do Timão.

O modelo produzido pela Nike trouxe um traje predominantemente marrom, no entanto com duas faixas azuis no formato de uma cruz e um escudo do Timão usado originalmente entre 1919 e 1939. Assim como as faixas, as mangas e a gola também são do mesmo tom de azul-bebê, cor semelhante ao do Manchester City.

A camisa também traz na parte interna o lema “e duobus unum” – em latim, “O Melhor de Dois em Um” – estampado na altura da nuca. A frase também está presente no escudo do Corinthian-Casuals.

Terceiro uniforme do alvinegro homenageia clube inspirador para fundação do timão
Terceiro uniforme do alvinegro homenageia clube inspirador para fundação do timão (foto: reprodução/instagram)

+ Relembre as principais goleadas do Corinthians diante de seus rivais

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes