Quais são as chances do Corinthians cair para a Série B em 2023?

Clube paulista briga para garantir a permanência na primeira divisão

A derrota para o Bahia na última sexta-feira (24) por 5x1, na Neo Química Arena, aumentou as chances do Corinthians de ser rebaixado para a Série B do Brasileirão. Se quiser escapar da degola, o alvinegro tem que pontuar em alguma das três últimas partidas que lhe restam na reta final do campeonato e torcer por tropeços de outros clubes.

Qual a probabilidade do Corinthians cair?

As chances do Corinthians ser rebaixado para a segunda divisão subiram de 1,2% para 7%, de acordo com o estudo do Departamento de Matemática da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), atualizado diariamente. O time de Mano Menezes é o sexto com mais chances de cair entre as equipes que ainda brigam contra o rebaixamento.

A goleada para o Bahia em casa, com direito a cinco gols, colocou o Timão na 13ª posição, com 44 pontos, apenas três a mais do que o próprio Bahia, o primeiro time da zona de rebaixamento. As chances do Corinthians são pequenas? Sim, mas pode acontecer. A partir de agora, o desafio é pontuar nos próximos jogos e torcer por tropeços dos adversários.

Mas quem são os adversários do Corinthians? O Cruzeiro é o principal rival, mas a torcida fanática precisa ficar de olho no Santos, Vasco e Bahia, já que todos lutam contra o rebaixamento.

Corinthians no Brasileirão em 35 partidas:

  • 10 vitórias
  • 14 empates
  • 11 derrotas

Confira os títulos do Corinthians Feminino

Chances do Corinthians ir para a Sul-Americana

Sem chances de brigar pela Libertadores do ano que vem, o Corinthians alimenta o sonho de conquistar a vaga para a fase de grupos da Copa Sul-Americana. De acordo com o Departamento de Matemática da UFMG, o Timão tem 68,8% de possibilidade de carimbar o passaporte.

Seis vagas para o torneio secundário da Conmebol são distribuídas na tabela de classificação do Brasileiro. Até o início da 36ª rodada, as equipes de Athletico-PR, Cuiabá e Internacional estão praticamente garantidas na competição. Enquanto isso, São Paulo, Fortaleza, Corinthians e Santos brigam pelas outras vaga.

O Cuiabá é o time com a maior chance de conquistar o seu passaporte para o torneio, com 99,72%, enquanto o Athletico-PR tem 99,19%, segundo a matemática da UFMG. O Inter tem 91,5% e o Fortaleza, atual vice-campeão da Sula, contabiliza 74,5%.

O Santos, que ainda briga contra o rebaixamento, tem 50%, enquanto Vasco e Cruzeiro somam 35% e 62,1% respectivamente, de acordo com a UFMG.

Quais são as chances do corinthians cair para a série b em 2023
Times que brigam pela sula - foto: reprodução/efks by getty images

Quantas vezes o Timão foi rebaixado?

O Corinthians tem apenas um rebaixamento no Campeonato Brasileiro em toda a história. O fato ocorreu em 2007, quando o clube concluiu a sua participação em 17º com 44 pontos, um ponto a menos do que o Goiás, que escapou do rebaixamento. O Timão foi rebaixado com Juventude, Paraná e o lanterna América de Natal.

O time estreou no Brasileirão em 13 de maio, em vitória contra o Juventude por 1 a 0. Venceu o Cruzeiro na segunda rodada, empatou com o Galo na terceira e com o Santos na quarta. O time chegou a alcançar a liderança na sexta rodada e só perdeu na oitava, para o a Palmeiras. Até ali, nada parecia estar errado.

A partir da derrota contra o Palmeiras, o Timão ficou nove partidas sem vencer. Na 17ª rodada conseguiu superar o Goiás por 1 a 0, em casa. O clube seguiu até a última rodada com a possibilidade de rebaixamento, mas na última rodada, o empate em 1 a 1 com o Grêmio, fora de casa, deu ao elenco de Itaquera o primeiro rebaixamento de sua história no futebol profissional. No total, foram 10 vitórias, 14 empates e 14 derrotas.

O desempenho ruim, entretanto, começou no início do ano. No Paulistão, o elenco terminou em 9º lugar na primeira etapa, com 29 pontos, conquistados em oito vitórias, cinco empates e seis derrotas, sem passar para a fase final.

Quantos jogos faltam para o Corinthians no Brasileiro?

O Corinthians vai enfrentar o Internacional, em casa, o Vasco, fora de casa, e o Coritiba na última rodada no Couto Pereira. Na corda bamba, o elenco tem que vencer cada um dos desafios se quiser permanecer fora da zona de rebaixamento.

 

Terça-feira, 28.11 - Vasco x Corinthians (36ª rodada)
Horário: 21h30 (de Brasília)
Local: Estádio São Januário, no Rio de Janeiro
Onde assistir: Sportv e Premiere

Sábado, 02.12 - Corinthians x Internacional (37ª rodada)
Horário: 18h (de Brasília)
Local: Neo Química Arena, em São Paulo
Onde assistir: Premiere

Quarta-feira, 06.12 - Coritiba x Corinthians (38ª rodada)
Horário: 21h30 (de Brasília)
Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba,
Onde assistir: Premiere

 

Saiba quantas rodadas faltam para acabar o Brasileirão em 2023

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes