Quantas Libertadores o Flamengo tem?

Equipe carioca vai buscar mais uma taça na temporada 2021 jogando no Uruguai contra o Palmeiras

O Flamengo tem a chance de conquistar a sua terceira taça da Libertadores em 2021 depois de garantir a classificação por superar o Barcelona de Guayaquil na semifinal. Comandado por Renato Gaúcho, o elenco carioca tem o seu favoritismo e se prepara cada vez mais para tornar-se mais uma vez a melhor equipe do futebol sul-americano. Mas quantos títulos da Libertadores tem o Flamengo?

Final da Libertadores 2021: conheça o local e a data do jogo

Quantos títulos de Libertadores tem o Flamengo?

O Flamengo contabiliza dois títulos de Libertadores em toda a sua história. A primeira vez em que tornou-se campeão da competição aconteceu em 1981 ao enfrentar o Cobreloa, do Chile, e vencer o confronto de desempate na final. Depois, em 2019, derrotou o superou o River Plate em jogo único para levantar a sua segunda taça.

Em 1981, o Flamengo terminou a fase de grupos em primeiro lugar empatado com o Atlético Mineiro com 8 pontos cada. Dessa maneira, foi necessário um jogo de desempate entre os dois, com o time carioca vencendo. Depois, na fase semifinal, mais uma vez o Flamengo terminou em primeiro e garantiu-se na final onde contra o Cobreloa, precisou do desempate mais uma vez, faturando o seu primeiro título na história.

Por fim, em 2019, o Flamengo levantou a taça da Libertadores pela segunda vez em sua história. Na fase de grupos, terminou novamente em primeiro lugar e garantiu a classificação para as oitavas. Assim, superou o Emelec, Internacional e o Grêmio. Pela final em jogo único contra o River Plate, venceu por 2 a 1 com dois gols de Gabigol enquanto Borré descontou.

Sem titulo
Elenco do flamengo campeão em 2019. Foto: alexandre vidal / flamengo

Quantas vezes o Flamengo fez a final da Libertadores?

Em toda a sua história, o Flamengo conquistou apenas duas finais na Libertadores, em 1981 e 2019, sendo a terceira em 2021 para enfrentar o Palmeiras em disputa de brasileiros pelo título. Coincidentemente, todas as vezes que alcançou, tornou-se campeão.

A final de 2021 é, no entanto, a segunda final entre Palmeiras e Flamengo. A primeira aconteceu em 1999 pela Copa Mercosul onde o Flamengo venceu por 4 x 3 o primeiro jogo e, por fim, o segundo com 3 x 2. Já a outra final aconteceu em 2021 pela Supercopa do Brasil onde os cariocas venceram nos pênaltis o título da temporada.

Quando vai ser a final da Libertadores Flamengo e Palmeiras?

A final da Libertadores entre Flamengo e Palmeiras pelo  título da 74ª edição vai acontecer em 27 de novembro de 2021 em Montevidéu, capital do Uruguai, a partir das 17h (horário de Brasília).

De um lado, o time paulista venceu o Atlético-MG pela semifinal com a vantagem do gol fora de casa enquanto o carioca superou o Barcelona de Guayaquil nos dois jogos. Se vencer, o Flamengo conquistará o seu terceiro título na história, assim como o Palmeiras também.

O Estádio Centenário em Montevidéu é a casa da final em 2021. Neste momento, passa por uma reforma em todos os setores da arena para receber o evento. Inaugurado em 18 de julho de 1930, o Centenário recebeu a primeira Copa do Mundo da FIFA e ainda viu a sua seleção vencer a Argentina na decisão. Idealizado pelo arquiteto Juan Antonio Scasso, o projeto foi considerado pela FIFA, em 1983 um Monumento Histórico do Futebol.

Leia também – Saiba quantas Libertadores o Palmeiras tem

Você pode gostar também