Quantos Brasileirão o Flamengo tem? Confira os títulos do clube

Saiba quantas taças do Campeonato Brasileiro o Flamengo coleciona em sua história

Não há dúvidas de que o Flamengo é um dos maiores clubes do futebol brasileiro. Colecionador de taças entre as mais variadas competições do cenário sul-americano na história, o time não pretende parar por aí. Mas quantos Brasileirão o Flamengo tem? Confira o número de troféus que o Rubro-Negro já levantou.

Quantos Brasileirão o Flamengo tem?

O Flamengo tem oito títulos do Campeonato Brasileiro, conquistados nos anos de 1980, 1982, 1983, 1987, 1992, 2009, 2019 e 2020 sob o comando do português Jorge Jesus e Rogério Ceni respectivamente. Como o Flamengo nunca foi rebaixado, todos os títulos são da primeira divisão do futebol, a Série A.

Octacampeão do Brasileiro, o Flamengo integra a lista de maiores campeões do futebol. No entanto, alguns torcedores dizem que o Rubro-Negro só tem sete títulos, já que existe a polêmica envolvendo o ano de 1987 com o Sport sobre quem foi o verdadeiro campeão.

Porém, em publicação em fevereiro de 2021, a CBF tratou o Flamengo como octacampeão depois de ganhar o título em 2020. Naquele ano, entretanto, a competição atrasou devido à pandemia do Covid-19.

O octa do Flamengo, último título, foi conquistado em 2020, com o técnico português Jorge Jesus no comando. Com 71 pontos, um de diferença com o Internacional, o campeão foi definido na última rodada com grandes emoções dentro e fora de campo.

 

Relembre as memórias do último título do Flamengo no Brasileirão.

+Rebaixamento do Flamengo em 1995? Entenda a polêmica

Quando foi o primeiro Brasileirão do Flamengo?

O primeiro título brasileiro do Flamengo foi em 1980. Já organizado pela CBF, o formato da competição era completamente diferente do que conhecemos hoje.

Com quarenta e quatro equipes na disputa, o torneio era dividido em três fases. Na primeira, o Flamengo terminou em segundo lugar pelo grupo C, com 9 pontos em cinco vitórias, três empates e uma derrota na classificação. Pela segunda fase, o Rubro-Negro garantiu-se na liderança do grupo F com 6 pontos, tendo quatro vitórias e dois empates.

Na terceira e última fase, o Flamengo novamente ficou na liderança e avançou até a próxima fase sem maiores problemas, com 3 pontos em duas vitórias e um empate. Diferente das fases anteriores, a fase final era disputada em mata-mata.

Na semifinal, o Flamengo venceu o Coritiba por 6 a 3 no agregado. Na final, o primeiro jogo foi 1 a 0 ao Galo. Na volta, 3 a 2 para o Rubro-Negro, que só levou a melhor porque teve a melhor campanha na semifinal.

O Flamengo de Zico levantou pela primeira vez o título de campeão brasileiro, o primeiro de muitos que viriam por aí na história do clube do Rio de Janeiro.

 

+ Quantos Mundiais o Flamengo tem? 

Entenda a polêmica do Brasileirão em 87

Na lista de maiores polêmicas no futebol brasileiro, o título de 1987 com certeza está nela. Você já deve ter ouvido falar que o título de 87 pertence ao Sport. Já flamenguistas tratam como se fosse a sua conquista em campo.

Tudo começou com a disputa da Copa União, organizada pela CBF. A princípio, o campeão e o vice da competição enfrentassem os dois primeiros colocados do Módulo amarelo, ou segunda divisão.

Foi aí que clubes da "primeira divisão" não aceitaram a ordem e, dessa maneira, a CBF "vendeu" a Copa União como fosse o Campeonato Brasileiro. Por fim, o Flamengo venceu o torneio com o Inter em segundo, com o Sport e Guarani se classificando pelo Módulo amarelo.

Em 1988, a CBF organizou os jogos entre as equipes, mas Flamengo e Internacional não entraram em campo. Com isso, Sport e Guarani entraram em campo em seus confrontos e venceram por W.O, atá jogarem a final com os pernambucanos vencendo por 1 a 0, declarado "campeão" do Brasileirão de 87.

Em fevereiro de 2021, a CBF publicou texto em seu site sobre a conquista do título brasileiro do Flamengo. Porém, torcedores notaram que a entidade tratou o elenco carioca como octacampeão, ou seja, incluindo o título de 87. No entanto, ao procurar a matéria no site da CBF é possível verificar que o trecho indicando o octa não está mais lá.

Em texto publicado em 2011, a CBF reconheceu o título de 87 para Flamengo e Sport. Porém, a resolução ainda causa muita confusão na cabeça dos torcedores.

Quantos brasileirão o flamengo tem
Flamengo informou ser o campeão de 87 nas redes sociais. Foto: reprodução / flamengo oficial @flamengo

+Quantas Libertadores o Flamengo tem?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes