Rebaixamento do Flamengo em 1995? Entenda a polêmica

Equipe carioca integra o seleto grupo de não-rebaixados com Santos e São Paulo

O Flamengo nunca foi rebaixado para a segunda divisão no Campeonato Brasileiro. A polêmica envolvendo um provável rebaixamento em 1995, embora tenha deixado a desejar em campo, é fake, ou seja, não existem provas que justificam a queda do elenco Rubro-Negro. Entenda o que de fato aconteceu naquele ano.

VEJA | Sampaoli é o novo técnico do Flamengo

O Flamengo já foi rebaixado no Campeonato Brasileiro?

Não, o Flamengo nunca foi rebaixado no Brasileiro. Porém, o elenco tropeçou por diversas ocasiões em temporadas ao longo dos anos na história do futebol brasileiro e, por pouco, não chegou lá devido ao seu desempenho ruim apresentado em campo.

Os casos mais notórios são os de 1987, 1995, 2001, 2002, 2013 e 2014. Entretanto, é preciso separar o que de fato aconteceu e o que muitas vezes é dito pelo público como a verdade absoluta.

A temporada de 1987 ficou marcada na história do futebol brasileiro após a polêmica envolvendo Flamengo e Sport sobre quem realmente foi o campeão do Brasileiro. Naquele ano, o elenco carioca venceu a Copa da União (torneio criado pelo Clube dos 13), enquanto Sport e Guarani disputaram a final do Módulo Amarelo (segunda divisão) nos pênaltis, enquanto o placar de 11 x 11 deu o empate aos dois clubes. No cruzamento, o Flamengo se recusou a jogar enquanto o Sport venceu o elenco do Guarani e, dessa maneira, a CBF considerou que o time pernambucano foi o vencedor, enquanto flamenguistas dizem o contrário.

Nos anos de 2001 e 2013, jogadores irregulares foram escalados enquanto 2013 e 2014 marcam as piores campanhas do Mengo no torneio.

O que aconteceu com o Flamengo no Campeonato Brasileiro de 1995?

A ocorrência mais notória envolvendo o Flamengo e um provável rebaixamento aconteceu em 1995. Com 24 equipes disputando o campeonato, o elenco terminou em 21º com vinte e quatro pontos, ou seja, uma campanha ruim nos gramados.

Porém, o que se diz na internet sobre o assunto nada tem a ver sobre o mau desempenho do Flamengo e sim de que uma mudança no regulamento teria acontecido para beneficar o Rubro-Negro. A história não é verdadeira já que, em 1994, as regras indicaram que dois times seriam rebaixados para a segunda divisão do Brasileiro.

Em 1995, desde o início da competição, o regulamento já previa a queda de somente dois times. Dessa maneira, a tal norma do Flamengo naquele ano nunca aconteceu e qualquer evidência trata-se de fake news. Por fim, em 1996, o elenco disputou normalmente a primeira divisão.

Quais times nunca foram rebaixados?

Além do Flamengo, os times do Santos e São Paulo também nunca foram rebaixadas no Campeonato Brasileiro da primeira até a segunda divisão. Porém, a história de que "time grande não cai" vai mostrando ser uma inverdade cada vez mais.

Cruzeiro e Internacional também faziam parte do seleto grupo de incaiveis até que, em 2019  e 2016 respectivamente, foram rebaixados para a divisão inferior, mostrando que até mesmo os grandes clubes da história do futebol brasileiro estão sujeitos a aprender com os erros e mostrar que podem, sim, dar a volta por cima.

Você pode gostar também
1 comentário
  1. Avatar de matheus
    Matheus Diz

    A matéria esta errada na parte em que diz Sport campeão da série B, onde na verdade houve mais de 10 cobranças de pênaltis para cada lado, Sport e Guarani deciciram dividir o título de campeão da série B, ou seja, acabaram o jogo no empate de penalidades e ainda não existe um campeão correto da série B

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes