Você sabia? Vanderlei Luxemburgo já foi treinador do Real Madrid

Aos 68 anos de idade e sem clube, Luxemburgo contabiliza passagens por grandes clubes do futebol

Vanderlei Luxemburgo é um dos mais renomados técnicos do futebol brasileiro. Em seu currículo, estão mais de vinte clubes do país, além de estrangeiros que também treinou. Mas, você sabia que o comandante já treinou o Real Madrid? O episódio aconteceu em 2005, por apenas um ano, enquanto Zidane, o atual técnico do time, ainda jogava futebol. Então, conheça a história completa de Vanderlei Luxemburgo no Real Madrid.

Quem é Vanderlei Luxemburgo?

Vanderlei Luxemburgo, técnico carioca nascido em Nova Iguaçu, em 1952, começou cedo no futebol. Como treinador adjunto, em 1981, trabalhou no Campo Grande e América do Rio de Janeiro, transferindo-se para o Vasco da Gama no final do mesmo ano onde permaneceu em por um ano também como adjunto.

Sua primeira grande chance como técnico aconteceu em 1983 novamente no Campo Grande, do Rio. Desde então, teve passagens por Rio Branco, Friburguense, Ittihad, da Arábia Saudita, Democrata, Fluminense Sub-19, América-RJ e Shabab, também da Arábia.

Mesmo com vasta experiência, Luxemburgo ganhou notoriedade apenas em 1990, quando conquistou o Campeonato Paulista com o Bragantino. A partir daí, ganhou espaço nos maiores clubes do Brasil como o Flamengo, Guarani, Ponte Preta, Palmeiras, Santos, Atlético-MG, Cruzeiro, Sport, Tianjin Quanjian e Corinthians.

Chegou até a Seleção Brasileira de 1998 até 2000, comandando craques como Velloso, Luizão, Roberto Carlos, Denílson e muitos outros jogadores renomados.

Com 37 pontos, torcida do vasco faz as contas para não cair para a série b
Com 37 pontos, torcida do vasco faz as contas para não cair para a série b (foto: rafael ribeiro/vasco da gama)

Vanderlei Luxemburgo como treinador no Real Madrid

Muitos não sabem, mas Vanderlei Luxemburgo já foi técnico no Real Madrid. O fato aconteceu em 2005, após conquistas como Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Campeonato Paulista, além de treinar a Seleção Brasileira por dois anos e conquistar uma Copa América.

Único brasileiro na história do time espanhol, Luxemburgo contabiliza 45 partidas e nenhum título. Dessa maneira, sua passagem não chamou atenção, rendendo apenas uma vitória em clássico contra o Barcelona. Ao todo, somam-se 28 vitórias, 7 empates e 10 derrotas. A sua saída, no entanto, foi conturbada e sem muitas contratações interessantes para o elenco.

A 89
Site do real madrid indicando passagem de vanderlei luxemburgo (reprodução real madrid)

O técnico Vanderlei Luxemburgo comandou a equipe do Real Madrid composta de astros como David Beckham, Zidane, Ronaldo, Casillas, Raúl, Luís Figo e Owen. No entanto, não obteve muito sucesso entre os jogadores como a grande maioria dos treinador, obtendo problemas em campo e também fora dele. Um ano depois, deixou o cargo.

Confira no vídeo a seguir como funcionava o futebol de Vanderlei Luxemburgo no Real Madrid.

Real Madrid 2 x 1 Real Sociedad - 6 Minutes Match HD

The resume of the match that was postponed due to bomb threats.

Vanderlei Luxemburgo segue sem time

Mesmo com uma carreira de dar inveja, Luxemburgo atualmente está sem time para comandar. Seu último trabalho, no Vasco da Gama pelo final do Brasileirão 2020, durou somente doze partidas, com o intuito de escapar do rebaixamento. O resultado, no entanto, não foi atingido, e assim Luxemburgo deixou o cargo.

Luxemburgo recebeu sondagens de clubes para a temporada 2021, mas nada se concretizou. Agora, resta saber qual será o próximo desafio do famoso técnico brasileiro.

 

+ Cartola 2021: com mercado aberto, saiba quais são as novidades do game 

+Quem é o dono do Manchester City? Conheça a história do sheik 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes