Ginástica rítmica nas Olimpíadas 2021: horários e como assistir

Confira os principais horários da modalidade durante os Jogos Olímpicos de Tóquio na temporada

A ginástica rítmica, parte fundamental dos Jogos Olímpicos, promete muitas emoções e performances emocionantes nesta edição em Tóquio, no Japão. Diferentemente da artística, a ginástica rítmica possui somente três dias de competições com menos atletas e categorias pela tão sonhada medalha. Confira a programação da Ginástica rítmica nas Olimpíadas 2021 e saiba como assistir ao vivo.

Horários da Ginástica rítmica nas Olimpíadas 2021

Na quinta-feira (05/08):

Individual Geral - 22h20 até 03h

Na sexta-feira (06/08):

Grupo Geral - 22h até 03h20 (Brasil concorre)

No sábado (07/08):

Grupo Geral Final - 23h (Brasil pode concorrer)

Individual Feminino Final - 03h

 

A delegação brasileira da ginástica rítmica possui cinco atletas representando o conjunto. São elas Beatriz Linhares, Déborah Medrado Barbosa, Maria Eduarda Arakaki, Geovanna Santos e Nicole Pircio. As meninas do Brasil venceram o Campeonato Pan-Americano do Rio de Janeiro em junho de 2021, garantindo a vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Já nos Jogos Pan-Americanos de 2019 em Lima, no Peru, as meninas faturaram o ouro no conjunto, com três arcos e pares de maçãs. Agora, em 2021, as brasileiras buscam a final olímpica pela terceira vez, conquistada em 2000, em Sidney, e 2004 em Atenas.

Por fim, no individual o Brasil não terá representantes já que Barbara Domingos, a principal atleta do país, não conseguiu a classificação. A mexicana Rut Castillo garantiu a medalha de ouro na competição e carimbou o passaporte para o Japão.

Ginástica rítmica nas olimpíadas 2021
A equipe de ginástica rítmica. Foto: ricardo bufolin/cbg

 

Onde assistir a Ginástica Rítmica nas Olimpíadas de Tóquio em 2021 ao vivo?

Para acompanhar todos os passos da Ginástica rítmica nas Olimpíadas de Tóquio você deve sintonizar a Rede Globo, na TV aberta, além dos canais SporTV Bandsports, disponíveis somente em operadoras por assinatura como a Sky, Claro, Vivo e OISe preferir, pode acompanhar também pelo GloboPlay, serviço de streaming.

Como funciona o esporte nos Jogos Olímpicos

A ginástica rítmica surgiu em 1920 enquanto novos movimentos e músicas foram adicionados na ginástica artística. De acordo com o site oficial do COB, o Comitê Olímpico Brasileiro, o primeiro campeonato da modalidade foi disputado em 1961, um ano antes da Federação Internacional de Ginástica reconhecer a rítmica como uma categoria única.

Entretanto, a primeira vez do esporte nos Jogos Olímpicos aconteceu somente em 1984, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Assim como a artística, a rítmica também possui disputas individuais e em grupo. No entanto, diferente da artística, cinco ginastas se apresentam juntas na área de prova. Arco, maça, bola, fita e corda são os aparelhos utilizados pelas atletas, tanto em provas do conjunto quanto no individual.

Nas Olimpíadas, acontecem as classificatórias e a final. Na disputa individual as atletas escolhem um elemento e, dessa maneira, as dez melhores notas avançam para a final que exige apresentações com todos os elementos.

Enquanto isso, no conjunto, as atletas se apresentam com bolas e, depois, fitas e arcos, onde as oito melhores avançam para a decisão por medalhas.

Sem titulo 329
Conjunto com arcos e maçãs. Foto: youtube reprodução

Leia também: Horário da abertura das Olimpíadas 2021 e onde assistir 

Você pode gostar também
1 comentário
  1. Avatar de delcy deize goulart
    Delcy Deize Goulart Diz

    A ginástica rítmica teve um péssimo cinegrafista, quase não se vê os aparelhos, a massa principalmente, a câmera está distante diferente do que acontece nas partidas de jogos , no skate, nas competições aquáticas que vemos perfeitamente os competidores. A câmera na ginástica rítmica pouco se movimenta , as meninas só são melhor apresentadas na entrada e na saida.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes