Hamilton x Verstappen: o que cada um precisa para ser campeão na F1?

Os dois pilotos tem 369.5 pontos, o que significa que quem vencer a corrida será o grande campeão

A rivalidade entre Lewis Hamilton (Mercedes) e Max Verstappen (Red Bull) tomou conta das pistas por toda a temporada 2021 da Fórmula 1. Empatados na pontuação, quem ganhar o Grande Prêmio de Abu Dhabi vai poder soltar o grito de vencedor do Mundial. Podendo ser campeão, veja o que Hamilton Verstappen precisam.

Hamilton x Verstappen: quem vai ser campeão da Fórmula 1?

Os dois pilotos tem 369.5 pontos, o que significa que quem vencer a corrida ou até simplesmente terminar na frente do grid será o grande campeão, seja Verstappen ou Hamilton. Assim como foi ao longo da temporada, a disputa do título do Mundial de Fórmula 1 também vai ser tensa.

Porém, depois do que foi visto na etapa da Arábia Saudita, com os pilotos protagonizando batidas e quase acidentes, o resultado da corrida em Abu Dhabi pode, sim, dar empate na pista caso os dois pilotos não terminem a corrida ou então não pontuem.

Aí, em casos como esse, o regulamento da Fórmula 1, organizado pela FIA, entra em cena. Nele, cinco itens de desempate identificam o caso de dois ou mais pilotos terminarem o campeonato com o mesmo número de pontos. São utilizados em ordem:

 

  • 1) Detentor do maior número de vitórias na temporada.
  • 2) Se o número de primeiros lugares for o mesmo, o detentor do maior número de segundos lugares em uma corrida será levado em conta.
  • 3) Se o número de segundos lugares for o mesmo, o maior número de terceiros lugares e assim por diante até que surja um vencedor.
  • 4) Se os procedimentos não produzirem resultados, então a FIA nomeará o vencedor de acordo com os critérios que julgar adequados.

 

Isto é, o regulamento indica que, caso Hamilton e Verstappen não terminem a corrida ou não pontuem em Abu Dhabi, é o holandês da Red Bull quem será consagrado como o grande campeão já que contabiliza 9 vitórias na temporada, enquanto o britânico tem 8.

Hamilton verstappen campeão
Pilotos disputam entre tensão o título da temporada. Foto: reprodução / fórmula 1 / www. Formula1. Com

GP de Abu Dhabi é a última corrida de 2021

Será exigido dos pilotos 58 voltas ao redor do Circuito de Yas Marina, exigindo dos pilotos atenção e cuidado principalmente nas curvas. Para a etapa, a Pirelli optou por pneus macios, sendo C3, C4 e C5. São três treinos livres, um classificatório e a corrida no domingo entre 10, 11 e 12 de dezembro de 2021.

Localizado na Ilha de Yas, 30 minutos próximo da capital dos Emirados Árabes, o Circuito estreou no calendário da Fórmula 1 em 2009. O projeto foi iniciado com o objetivo de tornar-se um ponto turístico. No entanto, o local só ficou pronto no final de 2009, quando passou a integrar oficialmente a programação da liga. Naquele ano, Jenson Button, piloto da Brawn Mercedes, consagrou-se campeão com 95 pontos, mas foi Vettel quem venceu a primeira corrida.

Em 2021, o circuito passou por diversas mudanças para receber a última etapa da Fórmula 1, uma das mais acirradas da história da competição.

Hamilton verstappen campeão
Pista de yas marina é o palco da decisão em 2021. Foto: reprodução / fórmula 1 / www. Formula1. Com

Onde assistir o GP de Abu Dhabi em 2021?

O Grande Prêmio de Abu Dhabi vai acontecer no domingo, 12 de dezembro de 2021, com a largada dada às 10 horas da manhã (horário de Brasília).

O canal Band, na TV ABERTA, vai transmitir a corrida de graça e ao vivo para todo o Brasil, assim como o aplicativo BandPlay em Android e iOS e também o site da Band ao vivo (www.www.band.uol.com.br).

 

Leia também:

Programação da Fórmula 1: horários do GP de Abu Dhabi 2021

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes