Mundial de Ginástica 2021: quais brasileiros participam e onde assistir

Competição ocorre em Kitakyushu, no Japão, e Brasil terá três atletas na busca por medalhas.

De volta ao Japão após os Jogos Olímpicos, três brasileiros participam do Mundial de ginástica artística 2021, em Kitakyushu, entre os dias 18 e 24 de outubro. Primeira mulher brasileira a ganhar duas medalhas em uma mesma Olimpíada, Rebeca Andrade será a única representante feminina do país no Mundial. Veja quem participa e onde assistir.

Quais brasileiros disputam o Mundial de ginástica 2021?

O Brasil terá apenas três representantes no Mundial de ginástica artística 2021 no Japão: Rebeca Andrade, Arthur Nory e Caio Souza. Na categoria feminina, Rebeca será a única atleta do país e chega ao torneio como uma das grandes candidatas ao pódio, após conquistar duas medalhas nos Jogos Olímpicos há dois meses.

No entanto, a brasileira decidiu ficar de fora do solo e, por isso, não terá chances de conquistar o individual geral. Para conseguir a conquista, o atleta precisa então participar de todas as provas. Rebeca vai em busca da vaga nas finais do salto, trave, mas também das barras assimétricas.

Na categoria masculina, o país terá Arthur Nory e Caio Souza. Inicialmente, Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) havia convocado também o atleta Luís Porto, mas decidiu cortar o atleta do Mundial de ginástica 2021 e por isso apenas dois brasileiros participam entre os homens.

Rebeca Andrade será única representante brasileira na categoria feminina – Foto: Gaspar Nóbrega/COB

Como funciona o Mundial de ginástica?

Realizado entre os dias 18 e 24 de outubro, em Kitakyushu, Japão, o Mundial de ginástica artística 2021 terá apenas disputas individuais. No masculino serão seis provas: solo, cavalo com alças, argolas, salto, barras paralelas e barra fixa. Por outro lado, o feminino reúne quatro: salto, barras assimétricas, trave e solo.

Os ginastas não precisam competir em todos os aparelhos e cada atleta se apresenta uma única vez na disputa por uma vaga na final. A exceção fica com o salto, no qual o ginasta precisa executar dois saltos diferentes. Serão oito atletas na final de cada aparelho, no entanto, cada país só pode ter dois representantes na decisão de cada.

Onde assistir o Mundial de ginástica 2021?

O Mundial de ginástica artística 2021 não terá transmissão da tv aberta. No entanto, o SporTV2, canal esportivo da Rede Globo nos canais de operadora por assinatura, exibe as finais. Veja então abaixo a programação:

Madrugada de domingo (17) para segunda (18)
Classificatórias femininas, a partir das 21h45 (horário de Brasília)

Madrugada de segunda (11) para terça (12)
Classificatórias femininas, a partir das 21h45 (horário de Brasília)

Madrugada de terça (12) para quarta (13)
Classificatórias masculinas – 21h20 (horário de Brasília)

Quinta-feira, 21 de outubro
Final individual geral feminina, a partir das 6h (horário de Brasília) – SporTV 2

Sexta-feira, 22 de outubro
Final individual geral masculina, a partir das 6h (horário de Brasília) – SporTV 2

Sábado, 23 de outubro
Finais por aparelhos, a partir das 4h10 (horário de Brasília) – SporTV2

Domingo, 24 de outubro
Finais por aparelhos, a partir das 4h25 (horário de Brasília) – SporTV2

 

LEIA TAMBÉM

+ Ginástica Rítmica: conheça as atletas brasileiras nas Olimpíadas 2021

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes