Olimpíadas de Tóquio não terá presença de público estrangeiro

Governo japonês proibiu a entrada de torcedores de outros países em razão do não controle da pandemia de coronavírus; fato será inédito na história dos jogos.

Pela primeira vez na história, os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos não terão a presença de público estrangeiro. O governo japonês decidiu proibir a entrada de torcedores de outros países na terra do sol nascente, como medida de prevenção à proliferação do novo coronavírus. Em comunicado, as autoridades do Japão anunciaram a decisão e afirmaram que tanto Comitê Olímpico Internacional (COI) quanto Comitê Paraolímpico Internacional (CCI), aceitaram e respeitaram a medida para as Olimpíadas de Tóquio.

Segundo o presidente-executivo do comitê organizador de Tóquio-2020, Toshiro Muto, os 600 mil ingressos adquiridos por estrangeiros para as Olimpíadas serão reembolsados. Também haverá reembolso de 30 mil comprados para as Paraolimpíadas. No entanto, o dirigente revelou que os turistas que gastaram com cancelamento de hotéis não receberão o ressarcimento.

Qual a data das Olimpíadas e Paraolimpíadas de Tóquio?

Os Jogos Olímpicos de Tóquio estão agendados para os dias 23 de julho a 8 de agosto. Por outro lado, os Jogos Paraolímpicos serão realizados de 24 de agosto a 5 de setembro. Previsto para acontecerem em 2020, o governo japonês junto aos organizadores dos eventos esportivos precisaram então adiar as competições devido à pandemia do novo coronavírus.

A principio, as Olimpíadas ocorreriam entre 24 de julho a 9 de agosto de 2020, com os primeiros eventos marcados para terem início no dia 22 de julho. No entanto, no dia 24 março do ano passado, a organização anunciou o adiamento em razão da proliferação do vírus da Covid-19. Seis dias depois, a organização divulgou as novas datas.

Dentre os principais motivos para o adiamento, além de colocar em risco a saúde de atletas, técnicos, dirigentes e torcedores, a pandemia afetou a preparação dos esportistas com o cancelamento de competições e o fechamento de clubes e centros de treinamento.

Organização precisou adiar os jogos olímpicos e paraolímpicos devido à pandemia de covid-19
Organização precisou adiar os jogos olímpicos e paraolímpicos devido à pandemia de covid-19 (foto: twitter/@jogosolímpicos)

Quais medidas sanitárias para os Jogos Olímpicos?

Um ano se passou desde a decisão do adiamento das Olimpíadas de Tóquio, no entanto a pandemia ainda perdura pelo mundo e seu controle parece estar longe. Por isso, o COI implementará diversas medidas em relação aos atletas para a realização do evento.

Além dos frequentes testes, os esportistas participantes dos Jogos ficarão em uma espécie de "bolha" e não poderão realizar viagens de turismo pelo país. O cenário é semelhante ao adotado pela NBA (National Basketball Association), para a sequência dos jogos da liga.

O presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, ainda comunicou que a entidade comprará vacinas da China. O objetivo do COI é que com as doses adicionais, fique mais seguro a realização da Olimpíada, assim como da Paraolimpíada.

Como assistir as Olimpíadas de Tóquio ?

O torcedor brasileiro terá três opções para acompanhar os Jogos Olímpicos de Tóquio. Isso porque Rede Globo, SporTV e BandSports exibirão ao vivo a competição para todo o país. O Grupo Globo tem contrato para exibir o evento até 2032, mas nesta edição dividirá as transmissões com o Grupo Bandeirantes. A emissora paulista adquiriu os direitos da competição e exibirá os Jogos no BandSports, pela quinta vez consecutiva.

+ Olimpíadas de Tóquio 2021 terá código de conduta

+ Sorteio dos grupos de futebol das Olimpíadas 2021; veja onde assistir

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes