Sorteio dos grupos de futebol das Olimpíadas 2021; veja onde assistir

Fifa definiu nesta segunda a data do sorteio do futebol das Olimpíadas de 2021 e divulgou os critérios de pontuação das seleções; confira.

O sorteio dos grupos de futebol das Olimpíadas de Tóquio 2021 já tem data confirmada para acontecer. Isso porque a Fifa anunciou nesta segunda-feira, que realizará o evento em parceria com o Comitê Olímpico Internacional no dia 21 de abril, em sua sede oficial, localizada em Zurique, na Suíça. Classificado nas categorias feminina e masculina, a Seleção Brasileira é cabeça de chave entre os homens, mas o mesmo não ocorre entre as mulheres.

Até o momento, 14 seleções estão confirmadas no torneio de futebol masculino, restando apenas a definição de duas equipes da Concacaf. Assim como no modalidade masculina, no feminino também restam duas vagas, sendo uma da Ásia e outra vinda da repescagem intercontinental.

Enquanto o torneio de futebol nas Olimpíadas entre os homens ocorre de 22 de julho a 7 de agosto, as mulheres entram em campo de 21 de julho, com a final no dia 6 de agosto.

Onde assistir o sorteio do futebol das Olimpíadas 2021?

Ao torcedor que quiser assistir o sorteio dos grupos do futebol das Olimpíadas de Tóquio 2021, a Fifa fará uma transmissão ao vivo, por meio de seu canal no Youtube. O evento ocorre no dia 21 de abril.

Seleção brasileira é a atual medalhista de ouro do futebol das olimpíadas
Seleção brasileira é a atual medalhista de ouro do futebol das olimpíadas (foto: divulgação/cbf)

Como funciona o sorteio do futebol nas Olimpíadas 2021?

Para a realização do sorteio do futebol nas Olimpíadas de Tóquio, a Fifa definiu critérios diferentes entre as categorias. Enquanto entre os homens haverá um ranking com base no desempenho nos últimos cinco Jogos Olímpicos e pré-olímpico, entre as mulheres será usado a classificação da Fifa. Por estar em oitavo lugar no ranking da entidade, a seleção brasileira feminina não será cabeça de chave.

Por ser o país-sede, o Japão será cabeça de chave nas duas modalidades. Entretanto, no masculino haverá quatro grupos com quatro equipes em cada, e no feminino apenas três grupos. Entre os homens, além dos japoneses,  Brasil, Coréia do Sul e Argentina serão os cabeças de chave. Diante deste cenário, equipes tradicionais como Alemanha, Espanha e França ficarão em potes intermediários e podem enfrentar a Seleção Brasileira na fase de grupos.

O critério usado pela Fifa para a classificação e definição dos potes ocorre da seguinte maneira: soma-se os pontos conquistados nas cinco últimas Olimpíadas, Rio-2016, Londres-2012, Pequim-2008, Atenas-2004 e Sidney-2000. No entanto, há pesos diferentes entre as competições, sendo que os pontos conquistados em 2016 valem 100%, enquanto 2012 vale 80%, depois 60%, 40% e 20%. Além desta pontuação, soma-se também mais cinco pontos às seleções campeãs do classificatório para Tóquio-2020.

Vale ressaltar, que de acordo com o regulamento, equipes do mesmo continente não ficam no mesmo grupo. Confira aqui os classificados até então para a Olimpíadas de Tóquio.

  • Masculino: Japão, Brasil, Argentina, França, Alemanha, Romênia, Espanha, Egito, Costa do Marfim, África do Sul, Nova Zelândia, Austrália, Arábia Saudita e Coreia do Sul
  • Feminino: Japão, Brasil, Reino Unido, Holanda, Suécia, Canadá, Estados Unidos, Zâmbia, Austrália, Nova Zelândia
Veja a tabela dos jogos de futebol das olimpíadas de tóquio
Veja a tabela dos jogos de futebol das olimpíadas de tóquio (foto: divulgação/fifa)

Quais serão os estádio das Olimpíadas de Tóquio?

A organização dos Jogos Olímpicos dividiu as partidas de futebol nas cidades japonesas de Tóquio, Saitama, Yokohama, Kashima, Sapporo e Miyagi. No total, sete estádios receberão os confrontos, sendo eles:

  • Tokyo Stadium, o Sapporo Dome, o Miyagi Stadium, o Ibaraki Kashima Stadium, o Saitama Stadium, o Yokohama Stadium e o novo estádio Olímpico, em Tóquio.

Mudança na regra do futebol masculino

Como já é tradicional nas Olimpíadas, o torneio masculino é sub-23, mas com no máximo três jogadores acima desta idade. No entanto, devido à pandemia, o COI adiou os Jogos Olímpicos de 2020 para o ano seguinte, mas as seleções poderão convocar jogadores que completarem 24 anos em 2021, devido ao adiamento.

+ Cartolouco no Resende? Time anuncia jornalista no Cariocão 2021

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes