Olimpíadas de Tóquio 2021 terá código de conduta

Uso de máscaras o tempo todo, higienização das mãos e a proibição do canto estão entre as medidas do COI

Com a pandemia do coronavírus, o Comitê Olímpico Internacional divulgou nesta quarta-feira, dia 3, diversas medidas para proteger atletas e evitar o contágio de covid-19 durante a realização das Olimpíadas de Tóquio. Além disso, pela grave situação do vírus em todo o mundo, o COI resolveu adiar o evento para julho de 2021. Então, veja quais foram as regras impostas e como deve acontecer.

Por que os Jogos Olímpicos foram transferidos para 2021?

Eventualmente, as Olimpíadas de Tóquio estavam marcadas para acontecer em 2020 mas, com a pandemia do coronavírus, o COI decidiu adiar para o ano seguinte.

Entretanto, boatos sobre o cancelamento dos Jogos Olímpicos ainda percorrem a mídia, principalmente pelo fato de muitos países ainda não terem vacinado toda a população ou surpreendentemente por não possuírem a vacina disponível. Além disso, ainda não se sabe sobre a presença de torcida nas competições.

+ Olimpíadas de Tóquio: as datas dos eventos que você não pode perder

Regras para evitar o contágio nas Olimpíadas de Tóquio

Em site oficial, o Comitê Olímpico divulgou as principais medidas impostas na luta para conter o contágio de covid-19 durante a realização do evento. As regras são válidas para delegações de países, convidados, atletas, juízes, técnicos de equipamentos, mídia e também médicos.

Na primeira parte do livro informativo o assunto é a interação física. As autoridades responsáveis pedem o distanciamento social como um dos métodos mais eficazes para conter o covid. Por isso, usar máscara o tempo todo é inegavelmente importante, assim como diminuir a interação social e evitar lugares fechados, lotados ou com contato próximo.

Coi 1
Reprodução jogos olímpicos tóquio 2020 (www. Olympic. Org)

Na segunda parte, as autoridades atentam participantes sobre a importância de realizar o teste da covid, já que somente ele impede a disseminação de casos. Assim, casos positivos deverão fazer o isolamento e quarentena para impedir que o vírus se espalhe ainda mais.

Sem titulo 5
Reprodução jogos olímpicos tóquio 2020 (www. Olympic. Org)

Na terceira e última parte, o COI reforça a importância da higiene como forma de prevenção. Nela, cuidados como limpar as mãos, desinfetar superfícies, evitar tocar no rosto e cobrir a boca ao espirrar ou tossir são ressaltados para, assim, evitar o contágio. As medidas também obrigam o uso de máscara o tempo todo, o aplauso ao invés do canto, não compartilhar itens pessoais e ventilar cômodos a cada 30 minutos. 

Coi 3
Reprodução jogos olímpicos tóquio 2020 (www. Olympic. Org)

Então, qual é a data das Olimpíadas de Tóquio?

Agora, o evento está oficialmente marcado para acontecer entre 23 de julho e 8 de agosto de 2021. Pela TV, os telespectadores brasileiros poderão acompanhar as competições pela Globo, Sportv e BandSports.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes