Quais são as novas modalidades das Olimpíadas 2024 em Paris?

Surfe, escalada e skate continuam na lista de modalidades até os Jogos Olímpicos de Paris

Com o fim dos Jogos Olímpicos de Tóquio, os apaixonados por esportes contam os minutos neste momento para o início dos Jogos de Paris em 2024. Depois de integrar o skate, surfe e a escalada ao quadro oficial de modalidades, o COI, Comitê Olímpico Internacional, optou por adicionar mais uma opção para a próxima edição: o breaking, estilo de dança ligado ao hiphop. Conheça mais sobre as novas modalidades das Olimpíadas para 2024.

Olimpíada de 2024 em Paris

A próxima Olimpíada do calendário esportivo vai acontecer a partir entre os dias 26 de julho até 11 de agosto em 2024, com ninguém mais e menos do que Paris, a grande capital francesa que reúne elegância, beleza e muita história, como a sede, escolhida pelo COI, o Comitê Olímpico Internacional, grande responsável por determinar todas as decisões envolvendo os Jogos.

De acordo com o site oficial das Olimpíadas de Paris 2024, o evento será realizado ao longo do Rio Sena, local que receberá a Vila Olímpica, em apenas 15 minutos do centro de Paris até pontos de referência como a Torre Eiffel e o Grand Palais.

Além disso, Paris promete realizar arenas e estádios entre os lugares mais desejados da cidade, contando com vistas incríveis para turistas que planejam assistir de perto os Jogos.

A 28
Foto: divulgação

Quais são as novas modalidades das Olimpíadas 2024 em Paris?

A partir de Tóquio, o Comitê Olímpico Internacional renovou o quadro de modalidades visando atrair mais atenção para o evento e, através das redes sociais, movimentar o engajamento da marca. Dessa maneira, adicionou mais três modalidades sendo o skate, surfe e a escalada, formando então 32 esportes olímpicos. Em 2021, as três categorias fizeram sucesso tanto com o público jovem como os mais velhos, mostrando interesse em entender as práticas, regras e história.

Foi então que, em dezembro de 2020, o COI anunciou mais uma novidade para os fãs de esportes: o breaking, estilo de dança ligado ao hiphop, também será uma modalidade olímpica a partir de 2024, nos Jogos Olímpicos de Paris.

Por outro lado, o karatê e o beisebol/softbol se despedem da competição também por decisão do Comitê.

Sem titulo 397
Breaking fará parte do calendário de modalidades. Foto: olympics oficial / www. Olympics. Com

O que é o breaking?

O estilo de dança nasceu nos Estados Unidos na década de 1970, mais especificamente no bairro do Bronx, em Nova York. A dança surgiu entre as festas na comunidade hip hop. Na dança, movimentos acrobáticos, footwork estilizado e o papel do DJ e o MC, mestre de cerimônias, são fundamentais durante as batalhas, onde dois dançarinos disputam quem é o melhor. No entanto, a dança se tornou competição somente em 1990.

Em 2024, os competidos masculinos e femininos se enfrentarão em batalhas solo, onde cada apresentação vale nota para os atletas e, assim, alcançarem até a grande final em busca do primeiro ouro dos Jogos Olímpicos.

É importante ressaltar também que foi em 2018 nos Jogos Olímpicos da Juventude, em Buenos Aires, que o Breaking surgiu no meio olímpico, ganhando apoio do COI para integrar oficialmente o maior evento de esportes do mundo.

Leia também - Jogos Paralímpicos de Tóquio 2021: onde assistir ao vivo o evento

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes