Quem é o dono da Fórmula 1? Saiba quem comanda a categoria

A empresa dona adquiriu a F1 por 8 bilhões em 2016 .

A F1 é a principal categoria do automobilismo e reúne os melhores pilotos do planeta na busca pelo título mundial. A cada ano, bilhões em dinheiro são injetados na competição para que a temporada ocorra da melhor maneira possível. No entanto, você sabe quem é o dono da Fórmula 1 e responsável por organizar a competição?

Quem é o dono da Fórmula 1?

A Liberty Media, de John Malone, é a responsável por comandar e organizar as temporadas da icônica série de corridas em um negócio que a avalia

Atualmente, a F1 não possui um único dono, mas sim um grupo responsável por comandar e organizar as temporadas e corridas. A companhia adquiriu a categoria por 8 bilhões entre investimentos e assunção de dívidas da Formula One Group.

Antes da transação bilionária, a Fórmula 1 pertenceu por 45 anos ao inglês Bernard Charles Ecclestone. O magnata criou a em 1972 a Formula One Constructors Association (Foca), associação para negociar em bloco com os promotores. No entanto, assim que Liberty Media assumiu o comando, afastou Ecclestone de seu cargo.

Hoje, a empresa americana organiza a F1, mas segundo o site oficial do grupo, diversas empresas possuem investimentos minoritários, incluindo Liberty Media Acquisition Corporation, AT&T e uma participação inter-grupo no Grupo Braves.

Enquanto a companhia Liberty Media é dona e administradores da Fórmula 1, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) dita as regras. A FIA tem a responsabilidade de estabelecer as diretrizes de trânsito para as corridas, como também inspecionar e regulamentar os circuitos que compõem a temporada da F1 durante o ano. O atual presidente e homem-chefe do grupo é o francês Jean Todt.

O quão ricos são os proprietários da Fórmula 1?

Liberty Media, controlada pelo bilionário americano John C Malone, atualmente detém o título de proprietários mais ricos da F1 após a compra de US $ 4,6 bilhões do grupo de Fórmula 1 em 2017.

O próprio Malone tem um patrimônio líquido de US $ 7,8 bilhões e é o maior proprietário privado de terras nos EUA

O CEO da Liberty Media Greg Maffei tem um salário base de US $ 871.800 por ano. Bastante impressionante.

Quantas equipes tem a Fórmula 1?

A Fórmula 1 é composta por 10 equipes, cada um com um dono, e com dois pilotos cada. Dessa forma, a temporada da categoria reúne 20 competidores, sendo que quem mais pontuar no ano, garante o título mundial de F1. Além da conquista para os pilotos, a equipe que mais pontuar também recebe um prêmio no Mundial de Construtores.

A categoria é composta pelas equipes: Mercedes, Red Bull, Ferrari, AlphaTauri, Alpine, McLaren, Aston Martin, Williams, Alfa Romeo e Haas.

Quem é o chefe da Fórmula 1?

Stefano Domenical chefe da Fórmula 1
Stefano Domenical é o chefe da Fórmula 1 – Foto: reprodução/UOL

O italiano Stefano Domenicali atualmente é o homem-chefe da Fórmula 1. Domenicali ocupa os cargos de diretor executivo e presidente do Formula One Group. Formado em economia, o diretor trabalhou na Ferrari e chegou ao cargo de diretor esportivo da escuderia italiana, vencendo o Mundial de Construtores em seu primeiro ano, 2008.

No entanto, as fracas temporadas sequentes fizeram o italiano sair do cargo em 2014. Foi CEO da Automobili Lamborghini SpA em 2016, mas foi anunciado para substituir Chase Carey como diretor executivo e presidente da Fórmula 1 a partir desta temporada.

 

LEIA TAMBÉM

+ Verstappen ou Hamilton: quem merece ganhar a Fórmula 1 em 2021?

Você pode gostar também
buy cialis online