Pit Stop mais rápido da F1: qual é a parada mais veloz da história?

O novo recorde da história da Fórmula 1 aconteceu em 2019 exatamente no Brasil, pelo Grande Prêmio de Interlagos

É provável que o torcedor já reparou no momento em que o piloto retorna ao box da sua equipe para mexer no carro. Porém, qual é o Pit Stop mais rápido da F1 na história? A dúvida é recorrente entre os apaixonados por automobilismo já que quanto mais veloz o piloto for, melhor para ele na corrida.

Acompanhe o texto a seguir e saiba quando foi que o pit stop entrou para a história.

F1 TV Pro preço

Qual é o Pit Stop mais rápido da F1 na história?

O recorde de pit stop mais rápido da F1 pertence à Max Verstappen e a equipe Red Bull sob o tempo de 1,82 segundos. No Autódromo de Interlagos, em São Paulo, o Grande Prêmio do Brasil foi realizado em 17 de novembro de 2019 com todos os vinte pilotos competindo na Fórmula 1. Dirigindo pela Red Bull, Max Verstappen veio preparado para buscar a terceira vitória na temporada.

Mesmo sem chances de título, o jovem piloto entrou com força total na disputa. O holandês não era o favorito, mas surpreendeu. Porém, ele não só venceu o Grande Prêmio do Brasil como a sua visita aos boxes rendeu o novo recorde mundial de pit stop mais rápido da F1, o de 1,82.

A parada para trocar os pneus aconteceu na volta 21, sendo a primeira na corrida de domingo. Em 2019, a Red Bull chegou a quebrar o recorde no Grande Prêmio da Alemanha, também com a vitória de Verstappen, pelo tempo de 1,88s no pit stop.

A Red Bull marcou em 2019 por cinco vezes as paradas mais rápidas da temporada.

 

Acompanhe o momento exato do pit stop de Max Verstappen, considerado o mais rápido do mundo.

Formula 1 on Twitter: "It's exactly a year since we all thought the electronic timer must be wrong ⏱😯1.82 seconds = NEW WORLD RECORD and the DHL Fastest Pit Stop Award 🏆The @redbullracing pit crew were 🔥 in Brazil #F1 #OnThisDay #MomentsThatDeliver @DHL_Motorsports pic.twitter.com/3sCCTWPK81 / Twitter"

It's exactly a year since we all thought the electronic timer must be wrong ⏱😯1.82 seconds = NEW WORLD RECORD and the DHL Fastest Pit Stop Award 🏆The @redbullracing pit crew were 🔥 in Brazil #F1 #OnThisDay #MomentsThatDeliver @DHL_Motorsports pic.twitter.com/3sCCTWPK81

Como funciona o Pit Stop da Fórmula 1?

O pit stop é uma parada obrigatória que os pilotos precisam fazer durante a corrida de domingo na Fórmula 1 para trocarem os pneus, peças e até mesmo para consertarem problemas inesperados no carro.

Pode não parecer, mas o pit stop recebe dedicação total das equipes da Fórmula 1 com muito estudo, treino e observações para fazer o melhor tempo em benefício dos pilotos.

Quando o piloto chega para o box ele diminui a velocidade. Assim que ele entra no pit stop e o carro para, a responsabilidade total é da equipe. Por isso, tamanha importância. Cada equipe determina a quantidade de profissionais que trabalham no pit stop, podendo chegar em até vinte com mecânicos e engenheiros.

É importante ressaltar que o pit stop é obrigatório na corrida da Fórmula 1, já que não há a menor possibilidade do profissional terminar uma prova com os mesmos pneus.

Pit stop mais rápido da f1
Pit stop da fórmula 1 em movimento. Foto: reprodução / fórmula 1 oficial / @f1

Quem inventou o pit stop na Fórmula 1?

Desde a primeira temporada da Fórmula 1 na história, em 1950, o pit stop já existia. Não há registros de quem inventou a parada mais importante na competição, mas é possível notar-se as diversas diferenças entre os anos.

O pit stop é tão importante para a Red Bull que a empresa produziu um documentário sobre a história do pit stop na competição.

Nos primórdios da Fórmula 1, os boxes eram apenas uma linha pintada no chão e praticamente dentro da pista em que os competidores disputavam a prova. Os mecânicos trabalhavam livremente arrumando e trocando os pneus, com liberdade para fazer qualquer tipo de ação nos carros sem qualquer segurança. Com apena o macacão, a diferença é que eles não utilizavam capacete, utensílios de segurança ou qualquer outro método.

Na película é possível saber que o pit stop durava até de 20 segundos até 1 minuto porque apenas dois mecânicos trabalhavam no carro, utilizando martelos para retirar as porcas do carro. Em 1950, quando Fangio venceu a corrida da Fórmula 1 na França, ele parou até três vezes para colocar combustível em seu carro e trocar pneus, o que hoje é praticamente impensável já que quanto mais rápido o piloto for, melhor.

Pit stop mais rápido da f1
Pit lane em 1950. Foto: reprodução / documentário the history of the pit stop red bull / www. Redbull. Com

Leia também: Lewis Hamilton é brasileiro? Entenda o título do piloto no Brasil

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes