Quem são os brasileiros em disputa pelo título do Mundial de Surf 2021

Confira quais são os caminhos de cada um dos brasileiros até o título da competição

O Mundial de Surf 2021 já começou. Neste momento, quatro surfistas brasileiros representam o país na competição em busca do grande título de melhor do mundo na modalidade. Com um novo formato devido à pandemia, o torneio promete muitas emoções nas ondas. Conheça os brasileiros que vão entrar nas águas entre os dias 9 e 14 de setembro.

Quem são os brasileiros na disputa do Mundial de Surf 2021?

O Brasil tem quatro representantes no Mundial de Surfe em 2021. São eles Gabriel Medina, Ítalo Ferreira, Filipe Toledo e Tatiana Weston-Webb.

Medina é o primeiro no ranking de surfe atual e, dessa maneira, torna-se o grande favorito para levantar o título de campeão mundial. Ao todo, contabiliza dois títulos conquistados em 2014 e 2018 e, se ganhar este ano, entra para a seleta lista de campões com três taças ao lado de Kelly Slater, Mark Richards, Tom Curren, Andy Irons e Mick Fanning, segundo o site oficial da WSL Brasil.

Depois, Ítalo Ferreira, o campeão olímpico em Tóquio este ano, também vem forte pela disputa podendo até mesmo esbarrar com Gabriel na grande decisão. Ítalo conquistou em 2019 e, agora, chega também como um grande favorito.

Filipe Toledo também participa da disputa e, mesmo não tendo conquistado títulos mundiais, também aparece como um forte nome no esporte a ser batido nas águas. Por fim, Tatiana Weston-Webb é a única representante feminina do Brasil nas ondas da Califórnia. No ranking, ela aparece em segundo lugar e, por isso, tem grandes chances de levar para casa o seu primeiro troféu mundial.

A 27
Gabriel medina, tatiana weston-webb e italo ferreira. Foto: thiago diz/world surf league

Como funciona o Mundial de Surf 2021?

O Campeonato Mundial do esporte, realizado em San Clemente, na Califórnia, Estados Unidos, traz duas categorias: o masculino e o feminino. A competição este ano funciona em um esquema de mata-mata com os cinco melhores surfistas do ranking mundial.

A temporada sofreu alterações devido à pandemia do Covid-19, ou seja, diversas provas foram canceladas com o aumento de casos ao redor do mundo. Com isso, somente 7 etapas de 10 aconteceram e, assim, os cinco melhores de cada categoria se classificaram.

Três confrontos são realizados em um mesmo dia para decidir quem avança até a grande final que define os campeões mundiais da temporada para enfrentar o primeiro no ranking. No masculino (foto abaixo), Gabriel Medina é o líder e, por isso, tem a maior chance na decisão do título.

Enquanto isso, Morgan Cibilic e Conner Coffin disputam o confronto 1. O vencedor vai enfrentar o brasileiro Filipe Toledo na rodada 2, enquanto o ganhador da bateria disputa com Ítalo Ferreira, o atual medalha de ouro nas Olimpíadas de Tóquio. Por fim, o vencedor do confronto número 3 chega brigar pelo título com Gabriel Medina, o primeiro colocado no ranking geral do surfe.

Fsa
Finais do masculino no surf. Foto: world surf league / @wsl

Enquanto isso, o feminino também segue o mesmo modelo de qualificação até a grande final do Mundial onde a primeira colocada na classificação geral aguarda por sua adversária na última etapa. No caso, é a norte-americana Carissa Moore a líder do ranking.

A primeira bateria recebe a australiana Stephanie Gilmore contra a francesa Johanne Defay. Depois, a ganhadora avança até o confronto 2 para disputar com a também australiana Sally Fitzgibbons. Assim, segue para o terceiro confronto com a brasileira Tatiana Weston-Webb e, por fim, a vencedora está na final com Carissa.

A 26
Finais do feminino no surf. Foto: world surf league / @wsl

Onde assistir ao Mundial de Surf 2021?

No Brasil, você pode acompanhar todos os confrontos finais do Mundial de Surf através dos canais da Rede Disney, a ESPN e Fox Sports, além de contar com a opção do serviço de streaming Star +, disponível apenas por assinatura com diferentes valores para os telespectadores.

Se preferir, você pode assistir ao vivo através do canal oficial da WSL no Youtube (www.youtube.com/wsl) ao vivo e grátis.

 

Leia também – Esposa de Michael Schumacher quebra o silêncio sobre saúde do piloto

Você pode gostar também