Relembre o primeiro título mundial de Ayrton Senna na Fórmula 1

A conquista do título marca o início da intensa rivalidade entre Senna e Alain Prost

Em 1988 o mundo assistir o primeiro título mundial de Ayrton Senna. A rivalidade do brasileiro com o francês Alain Prost embalavam as pistas e levou ao troféu. Mais de três décadas depois, a conquista de Senna é lembrada e é um exemplo para o universo das corridas. Veja como foi:

Quando foi o primeiro título de Ayrton Senna na Fórmula 1?

Ayrton Senna conquistou o seu primeiro título Mundial de Fórmula 1 correndo no Japão em 30 de outubro de 1988. Correndo pela McLaren em seu primeiro ano depois de defender a Toleman e a Lotus, o piloto brasileiro conquistou 90 pontos na classificação geral e, com disputa acirrada diante do francês Alain Prost, companheiro de equipe com quem tinha grande rivalidade nas pistas, levantou o seu primeiro troféu da Fórmula 1 por dois pontos de diferença.

Naquele ano, Ayrton venceu oito corridas: o Grande Prêmio de San Marino, Canadá, Detroit, Reino Unido, Alemanha, Hungria, Bélgica e Japão. Enquanto isso, Alain faturou sete prêmios, o que já mostrava o quanto a disputa entre os dois era acirrada.

Senna conquistou a pole position no treino classificatório enquanto Proit largou bem atrás em segundo lugar. Na corrida, o paulista foi melhor em todas as voltas e mais rápido, conquistando ao fim o seu primeiro título Mundial da Fórmula 1 com a graça da torcida japonesa.

Veja o vídeo da conquista do primeiro título mundial de Ayrton Senna:

No Title

O SennaTV dessa semana é especial em comemoração aos 30 anos do 1º título mundial de F1 de Ayrton Senna. Após uma intensa temporada, o brasileiro viria a celebrar em Suzuka em outubro de 1988. Relembre todos os capítulos dessa caminhada rumo à conquista do campeonato. #SennaSempre

A rivalidade Senna x Alain Prost na Fórmula 1

Apesar de serem companheiros de equipe na McLaren, Ayrton Senna e Alain Prost disputavam ponto por ponto e cada centímetro de pista nas corridas da Fórmula 1.Alain Prost

O francês estreou na competição em 1980 com a McLaren, terminando em 15º lugar. No ano seguinte, migrou para a Renault onde permaneceu por dois anos e sem conquista de título. Em 1984, retornou para a McLaren onde, no ano seguinte, venceu a Fórmula 1 em 1985 e 1986.

A rivalidade com o brasileiro nas pistas começou em 1988 e, surpreendentemente, tornaram-se companheiros de equipe naquele mesmo ano correndo pela McLaren. Alain e Senna disputaram corrida por corrida o título daquele ano. O brasileiro conseguiu vantagem por dois pontos e ganhou seu primeiro título Mundial.

No ano seguinte, 1989, Prost levou a melhor com 76 pontos na classificação contra 60 do brasileiro. Mas em 1990, o francês transferiu-se para a Ferrari e a rivalidade aumentou entre os torcedores. Ayrton faturou o Mundial naquele ano e no seguinte, enquanto em 1992 nenhum dos dois conquistou - desta vez o pódio foi de Nigel Mansell, da Willians.

Por fim, em 1993, eles disputaram o que resultou com o título nas mãos do francês, correndo pela Williams, o que acabou sendo o último da competição que ficou marcada na história como uma das mais bonitas, difíceis e talentosas da modalidade.

Primeiro título mundial de ayrton senna
Alain e ayrton juntos pela última vez em 1993. Foto: fórmula 1 divulgação / @f1

Quantos títulos Ayrton Senna ganhou na Fórmula 1?

O piloto brasileiro Ayrton Senna tem três títulos na Fórmula 1, conquistados nos anos de 1988, 1990 e 1991 -  todos com a McLaren.

O piloto estreou nas pistas em 1984 com a Toleman e terminou em 9ª posição com apenas 13 pontos. Até a glória, Ayrton precisou de prática sendo necessários aproximadamente quatro anos até alcançar a sua primeira taça de campeão. Além disso, ele trocou a Toleman pela Lotus em 1985 e, três anos depois em 1988, foi para a McLaren, de onde não saiu mais.

Primeiro titulo mundial de ayrton senna
Ayrton em 1991 na austrália. Foto: fórmula 1 ofical / reprodução @f1

Quantas corridas Ayrton ganhou na F1?

Ayrton deixou em seu legado de 41 vitórias nas pistas da Fórmula 1. Além disso, foram 161 provas disputadas com 65 pole positions, segundo dados do Instituto Ayrton Senna em site oficial.

Mesmo estreando nas nas pistas em 1984, a primeira vitória do brasileiro só aconteceu um ano depois enquanto corria com a Lotus. A temporada começou em Jacarepaguá, no GP do Brasil. Entretanto, ele não venceu como era esperado. Já pelo Grande Prêmio de Portugal, a segunda prova daquele ano, Ayrton venceu a garantiu assim a sua primeira vitória na carreira com o tempo de 2:00:28.006.

A última vitória aconteceu pelo Grande Prêmio da Austrália em 1993. Mesmo sem brigar pelo título, já que seu rival, Alain Prost, havia tornado-se campeão, Senna entrou com toda a confiança do mundo para tornar-se vencedor da etapa e conseguiu, chegando em 41 vitórias na carreira.

Primeiro título mundial de ayrton senna
Ayrton em 1993 em sua última vitória na carreira. Foto: fórmula 1 oficial / @f1

 

Leia também - Maiores campeões da Fórmula 1: confira quem lidera o ranking 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes