Saiba quem o Brasil enfrenta no Mundial de Vôlei Masculino 2022

Seis grupos com quatro equipes foram formados para para a competição do ano que vem

A Federação Internacional de Vôlei, a FIVB, definiu nesta quinta-feira, 30 de setembro, os seis grupos do Mundial de Vôlei Masculino de 2022 que será realizado na Rússia em diferentes cidades e consequentemente arenas. A seleção brasileira integra o grupo B para disputar as rodadas iniciais em Kemerovo, próximo da capital. Acompanhe todos os grupos e saiba quando começa a competição.

 

Mundial de Vôlei Masculino 2022 tem as seleções definidas

Quando começa o Mundial de Vôlei Masculino?

O Mundial de vôlei masculino vai acontecer entre os dias 26 de agosto até 11 de setembro de 2022 na Rússia. Entretanto, a federação ainda não divulgou a tabela oficial com cada uma das datas.

Na competição este ano, a estreia da vez é a seleção do Catar, que joga em quadra o Mundial de vôlei masculino pela primeira vez. Enquanto isso, a República Tcheca, grande campeã na história do torneio, ficará de fora no ano que vem depois de não conseguir a classificação nem pelo Europeu e pelo ranking.

Quais são os grupos do Mundial de Vôlei Masculino 2022?

A FIVB definiu todos os seis grupos do Mundial de Vôlei Masculino para 2022 na Rússia. Ao todo, vinte e quatro seleções disputarão a fase de grupos sendo o país-sede, atual campeão do Mundial e vagas com campeões e vice-campeões de campeonatos continentais.

Dessa maneira, a Rússia sediará o torneio, enquanto a Polônia foi campeã do Mundial em 2018. As outras vagas, entretanto, foram cumpridas com dois times em cada um dos continentais em dez vagas pelo Sul-Americano, a Confederação Africana de Voleibol,  Campeonato Asiático, o Europeu e por fim através dos duelos pela Confederação da América do Norte, Central e Caribe de Voleibol. Por fim, as doze vagas restantes foram preenchidas pelo Ranking oficial da Federação Internacional de Vôlei.

O Brasil integra o grupo B juntamente com Japão, Cuba e Catar, jogando na cidade de Kemerovo, na Rússia. As outras cidades são Kazan, Kaliningrado e Yaroslavl juntando-se em rodadas posteriores àquelas já definidas para sediar a primeira fase.

 

GRUPO A: 

  • Rússia, Sérvia, Tunísia e Porto Rico

GRUPO B:

  • Brasil, Japão, Cuba e Catar

GRUPO C:

  • Polônia, Estados Unidos, México e Bulgária

GRUPO D:

  • França, Eslovênia, Alemanha e Camarões

GRUPO E:

  • Itália, Canada, Turquia e China

GRUPO F:

  • Argentina, Irã, Holanda e Egito
Sem titulo 415
Grupos do mundial. Foto: reprodução time brasil / @timebrasil

Chaveamento do Mundial

Além de identificar todos os grupos com as seleções masculinas, o sorteio da Federação também preparou todo o chaveamento na segunda e terceira fase consequentemente. Dessa maneira, já podemos imaginar quem o Brasil enfrenta se garantir a classificação.

As duas primeiras equipes de cada grupo e os quatro melhores terceiros avançam para a segunda fase da competição, formando-se então grupos com quatro participantes.

 

GRUPO G: Vencedor do grupo A, 2º do grupo B, 2º do grupo C e quarto melhor terceiro lugar

GRUPO H: Vencedor do grupo B, 2º do grupo A, 2º do grupo D e terceiro melhor terceiro lugar

GRUPO I: Vencedor do grupo C, Vencedor do grupo F, 2º do grupo E e segundo melhor terceiro lugar

GRUPO J: Vencedor do grupo D, Vencedor do grupo E, 2º do grupo F e primeiro melhor terceiro lugar

Sem titulo 416
Chaveamento do mundial. Foto: reprodução youtube fivb
Você pode gostar também