Stock Car: Band faz 1ª transmissão 5G no país; veja o que muda

Exibição da corrida contará com apoio da operadora Claro, que instalou drones no autódromo de Goiânia para levar imagens exclusivas ao telespectador.

A Band fará a transmissão da primeira etapa da Stock Car Brasil 2021, no autódromo de Goiânia (GO), com uma novidade. Será a primeira emissora a realizar uma exibição esportiva ao vivo por meio da tecnologia 5G, no país. O marco tecnológico terá o auxílio da Claro, que também instalou um drone na pista para levar imagens exclusivas e melhorar a qualidade da exibição da corrida. Saiba o que muda com a transmissão 5G.

Como funciona a transmissão 5G da Stock Car?

Em busca de melhorar a qualidade e velocidade das transmissões, a Band fechou uma parceria com a Claro, para a realizar a primeira transmissão esportiva 5G no país. Com o apoio da operadora, drones captarão imagens do Grande Prêmio de Goiânia e enviarão o sinal para a central de edição da Band.

O envio ocorre por meio da então tecnologia 5G, que garante uma maior velocidade no processo. A novidade também aumenta a qualidade da transmissão e a Claro contará com o auxílio das empresas Huawei, Qualcomm e Motorola.

Presença de drone levará imagens exclusivas ao telespectador através da tecnologia 5G
Presença de drone levará imagens exclusivas ao telespectador através da tecnologia 5G (Foto: Twitter/@Stock_car)

A exibição da corrida da Stock Car através da rede da quinta geração será um marco teconógico no país. Os espectadores ainda terão imagens exclusivas da prova enviadas então pelo “Mochilink” – uma mochila adaptada com módulo 5G para mostrar o conteúdo em tempo real.

Novidade aumenta a qualidade das transmissões

Para conseguir realizar a transmissão com esta novidade, a operadora então instalou antenas compatíveis com o módulo 5G. Além disso, precisou de uma licença temporária da Anatel para utilizar uma frequência 3,5Ghz. Segundo o CEO da Claro, Paulo Cesar Teixeira, a ideia é melhorar a experiência do público de casa com a corrida, e divulgar como a nova tecnologia melhorará a qualidade da comunicação no país.

“A Claro inova mais uma vez ao testar a aplicação da rede de quinta geração em um setor tão relevante como é o de esportes e entretenimento no Brasil. Com o 5G, a Claro quer melhorar a experiência de como o telespectador se relaciona com a transmissão do seu esporte favorito. A aplicação da tecnologia é mais um passo da Claro na implantação do 5G no país, caminho que a operadora já vem traçando de forma consistente, desde as demonstrações anteriores, como na primeira transmissão de conteúdo 8K via 5G, do Réveillon em Copacabana em 5G, no 5G voltado para Agro em Rio Verde e em muitos outros”.

Quando será a corrida da Stock Car?

O primeiro GP da Stock Car 2021 ocorre neste domingo (25), a partir das 15h (horário de Brasília). A Band transmite com exclusividade na televisão aberta, mas com narração de Sérgio Maurício e comentários de Reginaldo Leme.

+ Chris Weidman fratura a perna no UFC 261; veja o vídeo

Você pode gostar também