VOTE: punição para Verstappen na Fórmula 1 é exagerada?

Pilotos acabaram deixando a corrida na Itália mais cedo depois do grave acidente

Max Verstappen, da Red Bull, e Lewis Hamilton, da Mercedes, protagonizaram no Grande Prêmio da Itália, no Circuito de Monza, uma cena estarrecedora que deixou torcedores preocupados com ambos os pilotos. Verstappen acabou indo para cima do britânico e, por isso, tomou uma severa punição na Fórmula 1. Entretanto, para alguns, a punição foi severa demais, enquanto outros defenderam a decisão da FIA.

Qual punição Verstappen recebeu após o GP da Itália?

Após o acidente com Lewis Hamilton no GP da Itália no último domingo, 12/09, Verstappen perdeu três posições no grid para a próxima corrida da Fórmula 1, o Grande Prêmio da Rússia, como forma de punição pela FIA, a Federação Internacional de Automobilismo. Além disso, recebeu dois pontos de penalidade em sua carteira da categoria, o primeiro em sua licença neste período de 12 meses.

Os pilotos voltam à pista no dia 26 de setembro, no Ciruito de Socchi, na Rússia. Em comunicado, os comissários explicaram o motivo que levou a decisão após a batida entre os dois pilotos em Monza, na Itália, extraído do site oficial da Fórmula 1.

 

“Os Comissários ouviram o motorista do carro 33 (Max Verstappen), o motorista do carro 44 (Lewis Hamilton) e representantes da equipe, analisaram as evidências de vídeo e determinaram que o motorista do carro 33 era o principal culpado pela colisão com o carro 44 na Curva 2.

O carro 44 (Hamilton) estava saindo dos boxes. O carro 33 (Verstappen) estava na reta principal. Na prancha de 50m antes da curva 1, o carro 44 estava significativamente à frente do carro 33. O carro 33 freou tarde e começou a se mover ao lado do carro 44, embora em nenhum ponto da sequência o carro 33 avance mais do que apenas atrás da roda dianteira do Carro 44.

Durante a audiência, o motorista do Carro 33 afirmou que a causa do incidente foi o motorista do Carro 44 abrindo a direção após a Curva 1 e “espremendo-o” até o ápice da curva 2. O motorista do Carro 44 afirmou que o motorista do carro 33 tentou ultrapassar muito tarde e deveria ter desistido da curva, recuando mais cedo ou virando à esquerda atrás do meio-fio.

Na opinião dos Comissários, esta manobra foi tentada tarde demais para que o piloto do Carro 33 tivesse“ direito a sala de corrida ”. Embora o carro 44 pudesse ter desviado mais do meio-fio para evitar o incidente, os comissários determinaram que sua posição era razoável e, portanto, concluíram que o motorista do carro 33 era o principal culpado pelo incidente".

O que aconteceu entre Verstappen e Lewis Hamilton no GP da Itália 2021?

Logo no comecinho do Grande Prêmio da Itália, no Circuito de Monza, realizado no domingo, 12 de setembro de 2021 pela temporada, Verstappen e Hamilton disputavam a primeira posição da corrida em todo o vapor.

O holandês largou da pole e, depois de um lento pit-stop, quase perdeu a sua posição. Já o britânico da Mercedes tinha acabado de sair também de sua própria parada quando os dois pilotos se encontraram na curva 1 da volta de número 30 quando Verstappen parou ao lado de Hamilton do lado de fora e os dois foram para o canto juntos.

Neste mesmo momento, as rodas traseiras de ambos os carros se conectaram e, assim, o carro de Max Verstappen foi lançado por cima de Hamilton com o carro da Red Bull por cima da Mercedes. Os dois pilotos deixaram o carro, o Safety Car entrou na pista e ambos deixaram a corrida.

Por fim, Daniel Ricciardo, da McLaren, ficou em primeiro lugar e tornou-se o vencedor da décima-quarta etapa da temporada 2021 na Fórmula 1.

Acidente
Imagem do acidente entre verstappen e hamilton. Foto: reprodução f1 oficial / site da fórmula 1

 

 

Leia também - Resultado de Barcelona e Bayern: alemães goleiam por 3x0

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes