Conheça o home equity, o empréstimo com juro menor

Procura por modalidade de crédito que tem nos imóveis sua garantia cresceu 47,3% no primeiro trimestre

O home equity, uma modalidade de crédito com garantia em imóvel, vem em alta desde o início do ano como opção de financiamento de longo prazo. Especialmente para pequenos e microempresários que enfrentam um cenário ainda mais desafiador na pandemia e acesso restrito a linhas de financiamento para pessoa jurídica nos bancos.

Dados levantados pela Credhome, plataforma online de crédito imobiliário multibanco, apontou um crescimento de 47,3% na procura por home equity no primeiro trimestre, na comparação com igual período do ano passado. Com quase 12 mil consultas, o volume de negócios contratados na plataforma teve expansão de 46,1% no período.

Imóvel
Home equity permite conseguir um  financiamento por prazo mais longo e juros mais baixos. Foto: arquivo
Embora em volume  que ainda nem possa ser comparável com as demais modalidades de crédito existentes no mercado, o interesse por home equity é crescente. Por uma série de motivos.

Prazo de até 20 anos, recursos livres e de tíquete alto, taxas de juros a partir de 0,74% ao mês mais IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que mede a inflação oficial, fazem desse tipo de empréstimo garantido por imóvel uma opção de crédito bastante atraente também para pequenos e microempresários.

Embora seja um produto tradicionalmente dirigido a pessoas físicas, cresce o interesse de pequenos e microempresários, cujas consultas à plataforma do Credhome participam com cerca de 20% do total.

O aumento da demanda não ocorre à toa. Dados do Banco Central apontam que a concessão de empréstimos com recursos livres para pessoas jurídicas (empresas) – que em geral têm dificuldade de acesso ao crédito bancário – recuou 8,6% em 2021. As linhas para empresas têm prazo de duração mais curta que a das pessoas físicas.

O home equity ainda é pouco difundido no Brasil, continua fora da prateleira dos grandes bancos, ao contrário do que ocorre nos Estados Unidos e em países da Europa. A linha é oferecida por plataformas digitais, as fintechs.

O valor do empréstimo pode chegar a 60% do valor do imóvel dado como garantia de pagamento. O bem oferecido para assegurar a operação permanece com o proprietário, que pode usufruir dele ou alugá-lo durante o período do contrato.

Essa linha de crédito tem custo menor justamente porque conta com o lastro do imóvel, que o proprietário devedor corre o risco de perder se deixar de pagar as prestações do empréstimo.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes